Detran alerta para o novo golpe de multa de trânsito

Detran alerta para o novo golpe de multa de trânsito

Detran alerta para o novo golpe de multa de trânsito. Proprietários de veículos devem ficar atentos para um golpe relacionado a multas de trânsito que está sendo aplicado por meio de falsos boletos bancários. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alerta a população para que fique atenta e não caia na fraude.

Como o golpe acontece?

O crime consiste em fotografar veículos que estão trafegando em uma determinada via. De posse do número da placa, os criminosos produzem um falso boleto de pagamento de multa e o enviam ao proprietário do automóvel. Nesse suposto boleto está incluso o número de uma conta bancária na qual será efetuado o depósito do pagamento.

Geralmente, nos boletos falsos consta o brasão do Estado do veículo, que faz menção a pasta responsável. Isso é utilizado para dar maior autenticidade ao boleto falso.

Antes de pagar, verifique

Especialistas recomendam aos motoristas que, antes de qualquer pagamento, consultem o portal do Detran de seu Estado para verificar, por meio do número da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), se há de fato algum registro de infração de trânsito.

Caso o boleto indique outro órgão autuador – como as prefeituras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – é importante fazer pesquisas também nos sites desses departamentos. Em alguns estados, os débitos de veículos também podem ser pesquisados no site da Secretaria Estadual da Fazenda.

Atenção redobrada: O condutor deve ficar atento, pois sempre que uma infração é registrada ao veículo, primeiro é enviada ao proprietário uma notificação de autuação, com campo para indicação de condutor. Somente após o prazo para a indicação será encaminhada a notificação de penalidade, que é o boleto para pagamento da infração de trânsito cometida. Os cidadãos que receberem boletos falsos em nome do Detran devem acionar a Ouvidoria do órgão em seu estado enviando todas as informações com detalhes para investigação.

Outro Golpe

A Polícia Civil investiga a ação de golpistas que prometem retirar multas de veículos se passando por servidores do Departamento de Trânsito (Detran). Os estelionatários adquirem chips de telefonia móvel, cadastram o número utilizando CPFs de outras pessoas, inclusive de fora do Distrito Federal, e disparam mensagens em aplicativos de mensagem se passando por diretores e agentes do órgão.

Na tentativa de demonstrar que a promessa de apagar as multas é cumprida, os golpistas repassam aos interessados cópias de mensagens trocadas com outras pessoas. Mas, na verdade, são comparsas do mesmo esquema que agradecem pelo falso serviço executado. Esses prints são compartilhados com os motoristas que estão em fase de negociação. Além da promessa de retirada de multa, os golpistas agem prometendo veículos com preços mais baixos do que o de leilão organizado formalmente pelo Detran. Portanto, fique atento e não caia no golpe.