Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

DIA DO AUTISMO: Mães fazem caminhada e revindicações no Centro de Simões Filho

Foto: reprodução Facebook

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, foi lembrado nesta segunda-feira (02/4) pelo grupo de “Mães Unidas”, que realizou uma caminhada no Centro de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Mães e filhos caminharam até a Prefeitura da cidade, com o objetivo de conscientizar a população e solicitar apoio do poder público para inclusão de crianças autistas de forma igualitária na sociedade. A principal reivindicação feitas pelas participantes da caminhada é que o município, através da Secretaria de Educação, contrate mais profissionais habilitados para atender as crianças portadoras do autismo que atualmente são atendidas apenas pelo Núcleo de Atenção Terapêutica Social Pedagógica (NATESP). O desejo das mães, é que as escolas municipais também disponibilizem vagas para crianças autistas com professores especializados para atendê-las.

Outra reivindicação feita junto a gestão municipal, é a criação de um Centro Especializado de Atendimento para Autistas na cidade, visto que, o número de crianças e jovens portadores do Transtornos do Espectro Autista em Simões Filho tem aumentado, e existe uma deficiência de politicas públicas voltadas para a inclusão de autistas moradores do município, que atualmente são acompanhados apenas pelos NATESP onde são atendidos por uma equipe multidisciplinar com médicos clínicos, psicopedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos.

Foto: reprodução Facebook

O secretário de Governo Edson da Kipão recebeu representantes do grupo na sede do poder executivo e se comprometeu em enviar as reivindicações para o prefeito Diógenes Tolentino, que no momento estava cumprindo sua agenda em visita a alguns bairros da cidade.

O que é o autismo

O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com relação ao Brasil, esse número passa para 2 milhões.

Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível. Quanto antes o Autismo for diagnosticado melhor, pois o transtorno não atinge apenas a saúde do indivíduo, mas também de seus cuidadores, que, em muitos casos, acabam se sentindo incapazes de encararem a situação.

 

 

 

Comentários estão fechados.