Dica de limpeza para esponja.

Autor:

Publicada em


Se você acha que o banheiro é o lugar mais sujo da sua casa, está redondamente enganada. É a cozinha que abriga alguns dos itens mais sujos como a pia, a tábua de cortar carne e o chão. E você sabe qual o item mais nojento de todos? A temível esponja de cozinha.

A esponja é o esconderijo perfeito para germes e bactérias, pois elas se alimentam dos restos de comida e água que se acumulam por lá. Existem cerca de 10 milhões de bactérias por centímetros quadrados da esponja. Pior ainda, elas podem conter bactérias que chegam a causar salmonela, diarréia e até paralisia!!! Que geralmente estão presentes em carnes cruas e vegetais que manuseamos na cozinha.
Temos a péssima mania de usar a esponja pra limpar quase tudo que encontramos na cozinha, e é desse jeito que ela fica infestada de germes. Dai quando você limpa pratos e copos, os milhões de germes da esponja são transferidos para eles. Acaba que em vez de deixá-los limpos, você os deixa mais sujos do que antes.
Porisso a importância de SEMPRE manter a bucha limpa. E não basta apenas lavar com água e sabão, tem que higienizar de verdade.

Então vamos as dicas de higienização:
Sempre que usar, lave sua esponja com água e sabão, para remover a sujeira impregnada. Tire o excesso de água e deixe-a em local limpo e seco, sem contato com outros produtos de limpeza.

Agora para limpeza total, ao final do dia, ferva 1 litro de água, então, com o fogo desligado, coloque a esponja (previamente lavada) e deixe por 10 minutos. Retire-a da água com o auxílio de um pegador e espere esfriar. Tire o excesso de água e guarde a esponja em local seco. Repita o procedimento DIARIAMENTE.

Outro jeito de desinfetar a esponja, caso não seja a de aço, é com o microondas:
Coloque a esponja molhada no microondas e esquente por 2 minutos. Assim você mata 99% das bactérias e fungos.

É indicado trocá-la toda semana.