Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

‘Doença misteriosa’ chega a Simões Filho

Moradores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, também estão sofrendo com os mesmo sintomas da “doença misteriosa” que assola e preocupa a população de Camaçari. De acordo com a Administração do Hospital de Simões Filho, a demanda de pessoas que buscam o atendimento na Unidade apresentando os sinais e sintomas de uma doença ainda não identificada, vêm ocorrendo aproximadamente nos últimos 15 dias. As pessoas doentes apresentam pintas avermelhadas pelo corpo, sentem coceira e dores.

Vários pacientes já foram atendidos no Hospital da cidade e receberam um medicamento para tratar os sintomas e foram liberados em seguida. Outros ainda estão na unidade hospitalar e a todo o momento chegam mais casos. Os números de atendimentos de pessoas com os sintomas crescem a cada dia no município.

Janaildes Chagas, Moradora da Pitanguinha Nova

É o caso da Dona de Casa Janaildes Chagas, Moradora da Pitanguinha Nova, ela contou que teve uma experiência muito ruim com a doença.

“Fiquei com o corpo todo avermelhado, coçava bastante – a cabeça e o corpo doíam muito – fui parar na emergência do hospital de Simões Filho. O médico que me atendeu falou que nesse mesmo dia tinha atendido 10 mulheres com os mesmos sintomas. Tomei o medicamento para tratar os sintomas e fui liberada em seguida. Minha irmã e meu sobrinho que moram em Goes Calmon também tiveram a doença e é bom que todos fiquem em alerta”. Alertou a dona de casa.

Outro relato sobre a doença no município é o de Dona Zeny Caldeira, que também é moradora de Simões Filho – ela disse que o filho apresentou os sintomas da doença misteriosa logo após ter tomado banho de mar em Arembepe. Ainda não se sabe ao certo se há alguma relação entre a água do mar e a doença misteriosa.

Uma jovem que pediu para não ser identificada, moradora do Cia 1, em Simões Filho, também foi vítima dos sintomas da “doença misteriosa”. Ela enviou imagem do corpo dela. (veja abaixo). “É horrível à gente ter uma doença que nem os médicos sabem o que é. Ver o meu corpo cheio de vermelhidão – vai aumentando com o passa do tempo. Isso é assustador. Teve momentos que nem me olhei no espelho. Graças a Deus já passou. Ainda bem que não mata. Eu acho?”. Disse.

Tensão e preocupação em Simões Filho

O Hospital de Simões Filho já confirmou que diariamente tem recebido varias pessoas com os sintomas da doença e clima é de tensão e preocupação. Nesta sexta (27), por exemplo, algumas pessoas com os sintomas da “doença misteriosa” deram entrada na unidade.

Sem diagnóstico definido, a Administração do Hospital já tomou as medidas necessárias e se reuniu diversas vezes com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da unidade hospitalar; com representantes da Vigilância Epidemiológica de Simões Filho e Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, para discutir os casos.

O órgão frisou que todos os casos que passam pelo atendimento do Hospital, são notificados, amostras são encaminhadas e a população é levada ao tratamento necessário, dentro do prazo e com responsabilidade.

Em Camaçari: Após reunião realizada na última quarta-feira (25), entre a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde de Camaçari, duas hipóteses foram levantadas para explicar a doença misteriosa que tem acometido diversos moradores da cidade localizada na região metropolitana de Salvador. Exames já descartaram que se trate de dengue, febre chikungunuya, rubéola e sarampo. Outras duas viroses possíveis, parvovírus ou roséola, ainda serão analisadas fora do estado.

A roséola é uma infecção viral infecciosa bastante comum, que causa febre e erupções cutâneas (manchas vermelhas na pele), especialmente em crianças. O parvovírus do tipo B19 também é mais comum em crianças e adolescentes.

Comentários estão fechados.