Eleição do Conselho Municipal do Meio Ambiente é realizada em Simões Filho

O Conselho tem como objetivo debater e buscar soluções para o uso dos recursos naturais

Autor:

Publicada em


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizou na última sexta-feira (24) no auditório da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDES), a segunda reunião para a eleição do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) que atuará no biênio 2014/2016.

 

O Conselho tem como objetivo debater e buscar soluções para o uso dos recursos naturais e a recuperação dos danos ambientais. “No artigo 225, a Constituição Federal de 1988 estabelece como direito comum a todos, o usufruto de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, considerado bem de uso comum e essencial à sadia qualidade de vida”. 

 

Nesse sentido, compete ao poder público e à coletividade, o dever de defendê-lo e de preservá-lo para as gerações atuais e futuras, buscando caminhos para um desenvolvimento que harmonize o crescimento econômico com o bem-estar da população, através de mudanças de hábitos e de comportamentos. 

 

O CMMA estabelece diretrizes para a elaboração do Plano Diretor de arborização de áreas verdes, por exemplo. É importante salientar a relevância das políticas de preservação ambiental na cidade de Simões Filho conforme as palavras do Secretário de Meio Ambiente Aderbal Menezes: “Preservar o Meio Ambiente é preservar o planeta, preservar o planeta é preservar a vida”.

 

Atendendo a Lei nº 940/14, o Conselho é composto por representantes do poder público, setor produtivo (indústria e comércio), representantes da sociedade civil, além das associações e entidades não governamentais.