Elimine os sintomas de ansiedade e estresse com estes 5 chás relaxantes

Elimine os sintomas de ansiedade e estresse com estes 5 chás relaxantes
Elimine os sintomas de ansiedade e estresse com estes 5 chás relaxantes. Foto: Shutterstock

Elimine os sintomas de ansiedade e estresse com estes 5 chás relaxantes

Se você tem passado por ansiedade, estresse e angústia  provavelmente está desenvolvendo problemas fisiológicos, como dores de cabeça ou musculares, dificuldade para dormir ou insônia e um humor baixo ou irritante. O confinamento juntou à população mundial um fator em ter tais sentimentos, então você pode se ajudar com um chá para controlar esses efeitos.

Aqui falaremos de cinco chás relaxantes que o ajudarão a combater essas sensações de estresse e ansiedade, graças às propriedades antiespasmódica, anticonvulsivante, vasodilatadora, sedativa e tonificante, entre outras. É aconselhável tomar um copo antes de dormir para sentir seus efeitos e fazê-lo regularmente para melhorar os sintomas.

>>Sem ideias? 3 receitas de saladas tailandesas, perfeitas para sua dieta

A forma de preparo dos chás é aquecendo um copo d’água e, ao chegar ao ponto de ebulição, é retirado do fogo , colocado 1/4 colher de chá de cada erva, cubra e deixe descansar por 10 minutos. Um pouco de mel pode ser adicionado para adoçá-los. Deve-se observar que é importante consultar um médico para garantir que isso seja benéfico para o seu caso específico.

5 chás relaxantes

1. Chá de valeriana

A Valeriana é uma erva amplamente utilizada para infusões relaxantes , pois graças ao conteúdo do seu ácido valerénico aumenta a quantidade de Gaba no nosso cérebro, um neurotransmissor que reduz a atividade nervosa e ajuda a produzir calma. Da mesma forma, o chá de valeriana é rico em antioxidantes, principalmente hesperidina e linarina, que contêm propriedades sedativas.

>>7 máscaras com gelatina para eliminar manchas e deixar a pele mais suave

2. Chá de flor de laranjeira

A flor de laranjeira tem um aroma muito característico, muito utilizado na indústria cosmética e na produção de aromas, graças aos seus óleos essenciais, mas também muito úteis nos chás relaxantes pelas suas propriedades ansiolíticas, hipnóticas, sedativas e anti-inflamatórias, o que a torna uma bebida recomendada para aliviar dores de cabeça, relaxar, tratar indigestão e combater a ansiedade e o estresse.

3. Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira é usada em chás relaxantes porque ajuda a equilibrar e tonificar o sistema nervoso central, reduzindo o estresse diário, a indigestão, a depressão e a ansiedade. Este chá tem efeito sedativo e é vasodilatador, o que significa que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a melhorar a circulação sanguínea, relaxando também os músculos.

>>Aprenda a preparar uma refeição fabulosa em apenas 8 minutos

4. Chá Ashwagandha

Este chá é pouco conhecido no Brasil, mas é utilizado há muitos anos na medicina tradicional da Índia e é possível obtê-lo no país. Este chá ajuda a combater o stress , a insónia e a ansiedade, ao mesmo tempo que melhora os sintomas nervosos como a fraqueza e os efeitos da fadiga tónicos, desfatigantes e antirreumáticos. Seu composto trietilenoglicol tem comprovado combate à insônia, além de possuir flavonóides com alta capacidade antioxidante e ter propriedades relaxantes, anticonvulsivantes e anti-inflamatórias, entre muitas outras.

5. Chá de maracujá

Este chá é ideal no combate à insónia, graças às suas propriedades relaxantes, ansiolíticas, sedativas e hipnóticas. Esta infusão também é amplamente utilizada como relaxante muscular devido aos seus efeitos antiespasmódicos, antissépticos e analgésicos leves. O maracujá também é ideal para o tratamento de doenças do sistema nervoso, como ansiedade ou episódios de luto e angústia.

>>Receita de um delicioso sorvete caseiro de iogurte, manga e hortelã

Veja mais