Elinaldo inaugura centro odontológico nesta sexta em Camaçari

Autor: Camaçari Notícias

Publicada em



Com a solução da ameaça de interdição da feira de Camaçari por parte da Justiça o prefeito Elinaldo inaugura nesta sexta-feira (18), as 9h, o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que estava praticamente fechado há mais de dois anos. Um dia que estava sendo esperado como  uma sexta-feira conturbada na vida do prefeito e na cidade,  virou um dia de festa.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Camaçari, tipo III, é um dos maiores do Norte-Nordeste. Para o prefeito Antonio Elinaldo, a entrega do equipamento significa um importante avanço do governo na saúde do município. “A saúde é uma prioridade da gestão, e estamos arrumando aos poucos as unidades, melhorando a estrutura e o atendimento, e os procedimentos em saúde bucal eram uma preocupação que tínhamos e que com certeza vamos solucionar a partir do funcionamento do CEO, atendendo a população com qualidade e conforto”.

O CEO de Camaçari é composto por sete consultórios odontológicos, uma sala de radiologia, um laboratório de prótese, um auditório com capacidade para 30 pessoas, duas salas administrativas, uma sala de arquivo, farmácia, almoxarifado, escovódromos para crianças e adultos e estacionamento amplo. Sendo o maior CEO da Bahia, com a infraestrutura de 600m2 de área construída, a capacidade é de 1.400 atendimentos/mês, sendo 70 pacientes/dia.

O secretário da Saúde, Elias Natan, falou do esforço dedicado para a reabertura do CEO. “Era inadmissível um centro como esse ficar fechado. Um dos meus primeiros compromissos, quando nomeado pelo prefeito Elinaldo, foi dedicar esforços para reinauguração do CEO. E além de reinaugurar com todas as especialidades e serviços que existiam, iremos oferecer também a especialidade de Odontopediatria e um laboratório de prótese”, afirma.

A equipe do CEO de Camaçari é composta por 16 cirurgiões-dentistas especialistas, com títulos de especialização, mestrado e doutorado, sob a coordenação da Dra. Adna Barros Ismerim, que atua na prevenção e diagnóstico do câncer de boca no município. A coordenadora explica que o paciente para ser atendido no CEO precisa passar pela sua unidade de saúde de referência. “Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente nos postos de saúde e pelo encaminhamento ao CEO, apenas dos casos mais complexos, através de uma ficha de referência onde é discriminada a especialidade e procedimento que o paciente necessita”, explica.

Além da odontopediatria e do laboratório de prótese (em fase final de licitação), também são oferecidos no CEO os serviços e especialidades de: estomatologia (ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca); periodontia especializada (tratamento de gengiva); cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia (tratamento de canal); atendimento a portadores de necessidades especiais (PNE); e radiologia.

Para facilitar o acesso da população aos serviços da unidade de saúde bucal, o prefeito Antonio Elinaldo autorizou o atendimento também aos sábados, que será feito através de agendamento prévio, visando evitar transtornos e dar praticidade ao processo