Emagrecer: 7 receitas com chá verde que vão te surpreender

Emagrecer: 7 receitas com chá verde que vão te surpreender
Emagrecer: 7 receitas com chá verde que vão te surpreender

Emagrecer: 7 receitas com chá verde que vão te surpreender.

Oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde é um ótimo aliado da dieta. A erva, que é considerada um alimento termogênico por acelerar o metabolismo, ainda atua na composição de gorduras do corpo, traz saciedade, otimiza a digestão, combate o colesterol e os radicais livres (é um potente antioxidante), melhora o humor, dentre outros benefícios.

Além variar e turbinar a tradicional receita do chá verde, também é possível consumi-lo em receitas doces e salgadas – sim, o chá verde também é um ótimo ingrediente para receitas. O Guia da Semana reuniu 7 receitas com chá verde que vão te surpreender. Confira:

Ingredientes:
2 colheres de chá verde
½ litro de leite quente
400g de açúcar demerara orgânico
12 ovos
1 xícara de demerara orgânico para calda

Modo de Preparo:
Misture o chá verde com o leite quente e deixe repousar. Misture o açúcar com as gemas e 2 claras. Coe o leite e misture com as gemas. Unte uma fôrma de pudim com a calda queimada. Asse em banho-maria, por 45 minutos. Enfeite com folhas de chá verde.

*Receita da Lucilia Diniz

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de chá verde (erva ou matcha)
1 pacote de gelatina light sabor limão
1 copo de iogurte natural desnatado
2 colheres (sopa) de margarina light
1 ovo
2 claras
1 ½ xícara de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Em uma vasilha, misture os ingredientes secos e reserve. Coloque no liquidificador os ovos, a margarina light, o iogurte e o chá verde. Bata por cinco minutos. Misture o creme formado com os ingredientes secos até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em uma forma untada com margarina light e leve ao forno preaquecido por 25 minutos (ou até que o bolo esteja pronto).

* Receita do Mundo Verde

Ingredientes:
4 xícaras de água
3 colheres de sopa de folhas de chá verde
1 cebola media em cubinhos
2 dentes de alho amassados
1cm de raiz de gengibre picadinho
2 xícaras de arroz integral cateto
2 colheres de sobremesa de azeite extra virgem
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela leve a água ao fogo, quando levantar fervura adicione as folhas de chá verde, tape, abaixe o fogo e deixe por 1 minuto. Juntar a cebola, o alho e o gengibre, ferver.
Acrescentar o azeite, o sal e o arroz cateto integral, abaixar o fogo e cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até que o arroz absorva o líquido e esteja macio. Retirar do fogo e deixar tapado por 10 minutos. Servir.

*Receita da chef Fernanda Guelli

Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo
5 ovos
2 colheres (sobremesa) de sal
½ xícara (café) de óleo
Uma xícara de chá-verde bem concentrado (já frio)

Modo de Preparo:
Coloque o trigo em uma superfície lisa e faça um buraco no meio. Adicione os ovos, o óleo, o chá-verde, e misture bem. Sove até a massa ficar homogênea e deixe descansar por uma hora. Divida a massa em quatro partes e a abra com um rolo (não se esqueça de polvilhar a farinha de trigo para a massa não grudar). Deixe a massa esticada descansar por uma hora para secar. Em seguida, enrole a massa como um rocambole e corte na largura desejada (talharim, espaguete, lasanha, etc). Com a massa já cortada, salpique mais farinha de trigo e vá desenrolando o macarrão. Deixe secar por mais uma hora e cozinhe em cinco litros de água fervente.

5. Mousse de chá verde com limão

Ingredientes:
1 lata de leite condensado light
1 lata de creme de leite light
1 envelope de gelatina sem sabor
1 ½ xícara (chá) de chá verde
Suco de 1 limão

Modo de Preparo:
Em uma panela, adicione a gelatina sem sabor e o chá verde. Com o fogo baixo, vá mexendo lentamente até que a gelatina dissolva por completo. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, inclusive a gelatina derretida no chá verde, e bata bem até formar um creme. Coloque o conteúdo em uma vasilha e leve à geladeira por 3 horas. Depois, é só servir e aproveitar essa deliciosa sobremesa.

6. Risoto de Chá Verde com Espinafre

* Receita do Mundo Verde

Ingredientes:
1 e ½ litros de água
1 e ½ xícaras chá de arroz cateto integral
6 folhas de espinafre
½ cebola, de preferência orgânica
2 dentes de alho amassados
2 colheres chá da folha de chá verde
1 colher chá de cardamomo moído
1 colher chá de óleo de coco
Sal marinho a gosto
Noz-moscada a gosto
Ricota ralada a gosto

Modo de Preparo:
Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as folhas de chá verde. Tampar e deixar por 3 minutos em infusão. Coar as folhas e reservar. Lavar o espinafre e cozinhar no vapor. Cortar o espinafre em tiras e temperar com sal, noz moscada, e cardamomo moído. Em uma panela adicionar o óleo de abacate e refogar a cebola e o alho, adicionar o arroz misturar e em seguida adicione o chá verde. Cozinhar até os grãos ficarem macios e na consistência de risoto. Por fim adicione o espinafre e misture bem. Sirva com a ricota ralada por cima.

Ingredientes:
100 g de coxão mole
1 cebola picada
1 maço de cheiro-verde bem picadinho
4 xíc. (chá) de água
4 mandioquinhas
2 xíc. (chá) de couve
2 dentes de alho picados
1 col. (chá) de azeite
1 vidro de palmito picado
1 col. (sopa) de chá verde (prepare bem concentrado)

Modo de Preparo:
Pique a carne e refogue-a com a cebola e o cheiro-verde. Acrescente a água e a mandioquinha já picada e cozinhe por 30 minutos. Tire a carne e bata o resto no liquidificador. Reserve. Pique a couve e refogue-a com o alho no azeite. Adicione a carne, o palmito, o chá verde e o creme de mandioquinha.

Fonte:  Guia da Semana

Veja mais