Empresa da Itália inicia construção de usina solar na Bahia

Autor: Simões Filho Online - ECONOMIA

Publicada em


A companhia italiana de energia Enel informou nesta segunda-feira que começou os trabalhos de construção de uma usina solar na Bahia, num projeto no qual prevê investir US$ 175 milhões (cerca de R$ 630,8 milhões).

Os trabalhos de construção do parque solar Lapa, situado em Bom Jesus da Lapa, no Estado da Bahia, estão sendo feitos por meio da filial da Enel no país. A usina contará com uma capacidade instalada de 158 megawatts (MW) e estará capacitada para gerar cerca de 340 gigawatts/hora (GWh) ao ano, quantidade capaz de atender o consumo anual de mais de 160 mil casas.

A usina deve ficar pronta na segunda metade de 2017 e que permitirá evitar a emissão à atmosfera de quase 198 mil toneladas de gás carbônico.

Na Bahia, a EGPB trabalha também na construção da instalação de Ituverava, um parque solar de 254 MW, e na usina eólica de Delfina, de 180 MW.

A sociedade brasileira controlada pelo grupo Enel conta atualmente com uma capacidade total instalada de 506 MW, dos quais 401 MW procedem de energia eólica, 12 MW solar e 93 MW hidrelétrica.