Empresa sul-coreana faz parceira e amplia capacidade em Simões Filho – R$16 milhões

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Em missão pela Coréia do Sul, secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, representa nesta terça-feira (15) o governo brasileiro na inauguração da nova fábrica da indústria sul-coreana Genbody Inc., parceira da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), na produção de testes rápidos diagnósticos.

Operando em um mercado internacional competitivo, a indústria de biotecnologia na Coréia do Sul fez grandes progressos nos últimos anos em sua eficiência de fabricação. A intenção da parceria produtiva Genbody-Bahiafarma é aplicar a tecnologia mais recente em seus produtos ou em sua planta e maquinaria. Para isso, estão sendo investidos R$16 milhões em uma linha de produção na sede da Bahiafarma, em Simões-Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), para atender toda a necessidade do Ministério da Saúde.

A parceria entre a Bahiafarma e a Genbody Inc resultou no primeiro teste rápido para Zika produzido por um laboratório oficial brasileiro. A cooperação evoluiu para incluir testes de dengue, chikungunya, sífilis, além de febre amarela e outras doenças virais. A perspectiva é firmar a Bahiafarma como parceiro preferencial do SUS na área de testes diagnósticos.