Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Entenda como o café e ajudar a emagrecer: veja forma certa de consumir

Entenda como o café e ajudar a emagrecer: veja forma certa de consumir
Entenda como o café e ajudar a emagrecer: veja forma certa de consumir

Entenda como o café e ajudar a emagrecer: veja forma certa de consumir | Confira 10 benefícios do café.

O café é uma bebida que proporciona uma série de benefícios para a saúde e pode ser feita de vários jeitos a partir de grãos do fruto do cafeeiro, que podem ser torrados ou moídos.

Em geral, a bebida é servida quente e tem um efeito termogênico e, por isso, ajuda na perda de peso. Também tem ação estimulante e auxilia a diminuir dores de cabeça.

Ao site Minha Vida, a nutricionista Andrea Zaccaro de Barros lembra do efeito termogênico da bebida. “A cafeína também contribui para a perda de peso pela ação direta na quebra da gordura pelo estímulo na enzima Lipase, que contribui para a quebra da gordura em estoque, lançando-a na corrente sanguínea para ser oxidada, ou seja, queimada”, explica.

Veja também? Quer ter o corpo definido? Veja 15 opções de café da manhã Fit

Confira 10 benefícios do café

1 – Efeito estimulante: O principal componente do café é a cafeína. Esta substância quando consumida em doses baixas a moderadas tem ação estimulante. Assim, o sono diminui e a energia aumenta.

2 – Previne a morte por cirrose: Uma pesquisa feita pela Universidade Nacional de Singapura com 63 mil pessoas observou que beber duas ou mais xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morte por cirrose.

3 – Melhora o desempenho nos exercícios: Devido à ação estimulante da cafeína, o café proporciona mais pique para praticar exercícios.

4 – Melhora a concentração: Devido ao efeito estimulante da cafeína, o café irá proporcionar melhora na concentração e consequentemente na capacidade de aprendizado.

5 – Bom para os músculos: A cafeína poupa a glicose do músculo esquelético. Quanto maior a quantidade de glicose no músculo, mais longe ele fica da fadiga; e ainda aumenta e facilita a entrada da quantidade de cálcio.

Veja agora: Nutricionista das famosas revela receita de Nutella Fit para comer sem culpa

6 – Previne o Parkinson: Estudos apontam que o café tem sido eficaz na prevenção do Parkinson. Em um deles, homens que consumiam pelo menos 3 a 4 xícaras de café por dia apresentavam um risco cinco vezes menor de desenvolver Parkinson, do que os não-consumidores. Num outro estudo prospectivo, homens que bebiam diariamente uma xícara de café possuíam um risco 50% menor de desenvolver a doença, não tendo sido encontrada qualquer associação em relação ao consumo de descafeinado. Por isso, acredita-se que é a cafeína que ajuda a prevenir o Parkinson.

7 – Diminui o risco de depressão: Diversas pesquisas demonstraram uma associação inversa entre o consumo de café e o risco de suicídio. Ainda não se sabe exatamente a razão deste benefício. É conhecido que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor.

8 – Previne câncer: O café, em quantidades moderadas, ajuda na prevenção do câncer. Isto porque ele possui ação antioxidante e combate os radicais livres que favorecem o aparecimento de tumores.

9 – Diminui o risco de morte: Um estudo feito com mais de 400 mil homens e mulheres americanos e publicado na revista científica New England Journal of Medicine concluiu que o consumo moderado de café pode estar inversamente relacionado à mortalidade total. Os tomadores de café apresentaram menor mortalidade por causas cardíacas, doenças respiratórias, acidente vascular cerebral, causas externas, diabetes e doenças infecciosas.

10 – Café ajuda a emagrecer: Diversos estudos apontoam que o consumo de café contribui para a perda de peso. Isto ocorre porque a cafeína presente na bebida faz com que ela tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico e contribuindo para a queima de gordura.

Saiba mais: Três receitas de chás poderosos para secar a barriga saudável

Quantidade recomendada de café

A quantidade recomendada de café varia entre três e quatro xícaras de 50 ml por dia.

Como consumir o café de forma correta

Ao preparar o café é importante observar a qualidade da água. Ela deve ser filtrada e a temperatura precisa estar em torno de 96 graus. O consumo do café precisa ocorrer logo após o preparo, isto porque 30 minutos depois de pronto ele já começa a perder o aroma, sabor e nutrientes.

Os cuidados com o café devem começar desde o armazenamento do pó. Após aberta a embalagem, coloque o pó em um pote vedado exclusivo e guarde preferencialmente na geladeira, para evitar a oxidação.

Evite colocar adoçante ou açúcar no café. A combinação do café com o leite também não é a mais recomendada, pois a cafeína pode comprometer a absorção do cálcio do leite. Caso adote essa última prática, uma boa dica é inserir uma porção de leite ou derivados em outra refeição. A melhor maneira de ingerir o café é puro. Tente não consumir a bebida no final da tarde ou começo da noite, pois há o risco da bebida prejudicar o sono.

Problemas do excesso do café

O excesso de café pode levar a alguns problemas de saúde. A mucosa do estômago pode ser prejudicada por grandes quantidades da bebida. Devido à cafeína, pode ocorrer o aumento da frequência cardíaca em casos de alto consumo da bebida.

O café não coado, como o turco, ainda pode levar ao aumento do colesterol. O sono também pode ser afetado pelo excesso da bebida, já que ela tem ação estimulante. Por isso, a orientação é evitar a bebida após às 16h. O excesso de café pode ser considerado algo acima de seis xícaras de 50 ml por dia.

Veja mais: Rápidas e gostosas: 4 receitas que são feitas com até quatro ingredientes

Contraindicações

O consumo do café é contraindicado para:

  • Gestantes
  • Crianças
  • Quem toma pílula anticoncepcional
  • Pessoas com ansiedade
  • Pessoas com glaucoma
  • Pessoas com incontinência urinaria
  • Pessoas com osteoporose
  • Pessoas com hipertensão
  • Pessoas com diabetes
  • Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável
  • Pessoas com diarreia

IMPORTANTE: Gestantes devem evitar o consumo de cafeína, isto porque a bebida aumenta as secreções gástricas e também faz com que o risco de refluxo seja maior. Além disso, existe a possibilidade da cafeína afetar o feto. Crianças também deve evitar o consumo da bebida devido à irritação que ela pode causar no estômago.

Comentários estão fechados.