Esgoto a céu aberto incomoda moradores e traz malefícios para a comunidade da Pitanguinha em Simões Filho

Autor: Redação

Publicada em


Os moradores da comunidade de Pitanguinha, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) estão passando por uma situação bastante desagradável, proveniente da falta de compromisso da atual gestão municipal para com a comunidade.

De acordo com os moradores da Rua Belarmino Ribeiro, um esgoto a céu aberto tem causado muito incômodo e até mesmo trazido malefícios para a saúde de quem mora ou transita diariamente pela localidade.

Em contato com o Simões Filho Online, nesta sexta-feira (16), o jovem morador Joedson Pedro, de 19 anos comentou que a situação da rua está ficando cada dia mais insuportável e fez um apelo para que as autoridades municipais tomem alguma providência em caráter de urgência.

“Essa aí é a condição da nossa Rua Belarmino Ribeiro. Até hoje promessas foram feitas e até agora nada. Por favor, dá um apoio aí, porque não aguentamos mais conviver com esse mal cheiro”, declarou Joedson.

Segundo o morador, por diversas vezes, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) esteve no local para averiguar o problema prometendo que tão logo seria resolvido, mas até agora nada foi feito.

Risco para a saúde da população

O número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado é crescente. A contaminação pode acontecer por diversos fatores, mas o mais comum é pelo contato direto  com esgoto à céu aberto, água poluída, com urina, fezes humanas ou de animais, por bactérias ou vírus.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,5 milhão de crianças menores de 5 anos acabam morrendo por causa da doença relacionadas à falta de esgotamento sanitário adequado .

O acesso ao saneamento básico, em especial aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, é urgente para diminuirmos o número de internações por diarreia no país. O saneamento ajuda também a melhorar a qualidade de vida da população e diminui os gastos com a internação.