Estudante de Simões Filho inova e conquista prêmio em São Paulo

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Está no ar desde fevereiro por iniciativa do Instituto Alana, Organização Não governamental (ONG) de São Paulo, o Projeto “Criativos na Escola” que tem o objetivo de despertar a criatividade de crianças e adolescentes na criação de práticas que possibilitam a transformação da realidade que os rodeiam dentro do ambiente escolar.

Diversos jovens da rede pública de ensino de todo o Brasil, amparados pelos educadores participaram, inscrevendo e enviando os seus projetos que somaram no total 419 e os jurados elegeram os 05 (cinco) melhores que compartilharão as suas experiências e práticas de 08 à 11 de dezembro em São Paulo.

Entre os selecionados está o projeto: Grupo de Apoio e Conselhos (GAC) idealizado pelo jovem simõesfilhense Anderson Costa, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, em Simões Filho.

A ideia foi comprada pelos colegas: Bianca, Wesley, Michele, Sanara, Andreza, Jamile, Rayssa e Ílare, além da professora/orientadora: Simone Bocaiuva e consiste em um núcleo de jovens mediadores que dialogam com os demais alunos sobre os conflitos e desafios que surgem ou já existem nas relações no dia a dia da escola.

Veja todas as noticias de Simões Filho

A prática do projeto se tornou tão consistente que no turno matutino, onde é executado o “projeto piloto”, os conflitos foram sanados e a relação de convívio com a comunidade escolar, virou motivo de orgulho e a qualidade do aprendizado só faz aumentar.

A iniciativa do “Criativos na Escola”, nasceu na Índia pelas mãos da designer Kiran Bir Sethi que em 2006 criou o Design for Change, hoje presente em mais de 30 países. Em 2014 o Instituto Alana tornou-se o representante dessa ideia no Brasil.