Exército abre inscrições de concurso para contratar 450 cadetes

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Exército abre inscrições de concurso para contratar 450 cadetes. A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) abriu nesta terça-feira (7) as inscrições do concurso para o curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico. São 450 vagas divididas por sexo: masculino (400) e feminino (50). No Bahia, a prova será aplicada em Salvador.

As inscrições podem ser feitas até 6 de junho por meio deste link. A taxa é de R$ 90.
Para concorrer, é necessário ser brasileiro nato; ter diploma de conclusão do Ensino Médio; ter entre 17 e 22 anos; e ter, no mínimo, 1m60cm de altura para homens ou 1m55cm para mulheres, entre outras exigências.

Os exames serão divididos em dois dias consecutivos (28 e 29 de setembro), com duração de quatro horas e meia. No primeiro dia, será aplicada as provas de português (com 20 questões objetivas), de redação (questão discursiva), de física (com 12 questões objetivas) e de química (com 12 questões objetivas).

Já no segundo, serão realizadas as provas de matemática (com 20 questões objetivas), de geografia (com 12 questões objetivas), de história (com 12 questões objetivas) e de inglês (com 12 questões objetivas).

Depois disso, ainda há realização de etapas como inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, heteroidentificação complementar e comprovação documental.
Após aprovação, o candidato é matriculado e passa a ser militar do Exército, na condição de aluno da EsPCEx.

O curso, de nível superior, será realizado em cinco anos em regime de internato, nos seguintes locais:

I – EsPCEx, em Campinas (SP), primeiro ano do curso, em que o militar em formação é considerado aluno;
II – Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na cidade de Resende (RJ), do segundo ao quinto ano do curso, em que o militar em formação recebe o título de cadete.
Durante a realização do curso, o aluno/cadete é considerado militar da ativa.

Já durante a realização do curso na Aman, o cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Já a cadete do sexo feminino optará por um dos seguintes cursos: Intendência e Material Bélico.