Faça este sabonete caseiro de maneira fácil

Faça este sabonete caseiro de maneira fácil
Faça este sabonete caseiro de maneira fácil. Foto: Freepik

Faça este sabonete caseiro de maneira fácil

Depois de ler este artigo, você pode fazer o seu próprio sabonete natural, com os ingredientes que desejar como aloe vera, e adequado para o seu tipo de pele (seca, sensível, oleosa…). Outra vantagem é que você pode adicionar os óleos essenciais que desejar, podendo até se dedicar a vendê-los. A seguir você aprenderá a fazer sabonete caseiro de maneira fácil e rápida.

Confira estes passos fáceis e a fabricação será feita a frio mesmo com o aumento da temperatura. Você pode escolher qualquer tipo de óleo, é normal que seja azeite, mas o importante é que seja aproveitado. Primeiro, coar para se livrar de quaisquer caroços que sobraram depois de cozinhar com ele, e ele está pronto para saponificação.

>Como remover manchas amareladas de suor das roupas bem fácil

>Posso deixar roupas de molho por muito tempo? Saiba tudo sobre essa prática de lavanderia

Ingredientes necessários

  • Água desmineralizada ou destilada: 850 ml.
  • Soda cáustica: 460 g.
  • Óleo: 1 L.

Lembre-se do seguinte antes de fazer sabão

Proteja-se com luvas e óculos, pois a soda cáustica pode irritar a pele, embora também possa ser feita sem refrigerante.

Prepare-o em local aberto ou ventilado.

Os materiais permitidos para os recipientes são plástico ou aço inoxidável. Qualquer outro tipo de metal é proibido.

Quando for mexer o sabão, use um utensílio de plástico ou madeira.

>Aprenda como tirar mancha de tinta de cabelo da toalha e da roupa

>Confira alguns truques de lavanderia que vão facilitar a sua vida

Processo

  1. O primeiro passo é a dissolução do refrigerante na água. É a parte mais perigosa do processo, preste atenção: a soda cáustica é adicionada à água com muito cuidado, aos poucos e nunca vice-versa, pois se respingar pode causar danos à derme. Tente não inalar.
  2. Depois de adicionar o refrigerante, você verá que ocorre uma reação exotérmica (libera calor). Na verdade, temperaturas acima de 70 ºC podem ser alcançadas.
  3. Espere a mistura esfriar, o que será chamado de alvejante cáustico.
  4. Antes de combinar a água sanitária e o óleo, certifique-se de que estejam na mesma temperatura. Para isso, pode-se usar um termômetro que suporta até 100 ºC. Se necessário, aqueça o óleo e adicione a água sanitária por cima. Idealmente, ambos devem estar em torno de 45ºC.
  5. Mexa sempre esta mistura caseira na mesma direção, senão o sabonete pode ser cortado. Faça com delicadeza, é algo que leva tempo. Se você tiver um mixer ou Thermomix, use-o sempre na velocidade mínima.
  6. Quando você saberá que terminou? Quando sua textura lembra maionese. É nesta etapa que você deve adicionar os ingredientes ativos naturais e as essências que deseja. A temperatura agora está mais baixa e não vai desnaturar as moléculas que dão as propriedades do sabão.
  7. Esta etapa não é obrigatória. É hora de escolher os moldes (lembre-se que o material deve ser plástico ou silicone) para dar forma e alegria aos seus sabonetes. Em seguida, cubra com filme plástico e deixe descansar em um local que não esfrie rapidamente.

>Conheça cinco utilidades do ferro que vão além de somente passar roupas

>Passo a passo simples lhe ajuda a remover mancha do mármore

Um truque interessante para extraí-lo dos moldes é impregnar as bordas com óleo, para não custar muito retirá-lo.

Espere alguns dias e você estará pronto para desenformar. Se não utilizou moldes pequenos, pode cortá-los ao seu gosto. Afinal, é uma receita caseira! No entanto, a saponificação ainda não acabou e você não poderá desfrutá-la por três ou quatro semanas.

Veja mais