Fácil de fazer! Aprenda uma receita de maionese totalmente saudável

Fácil de fazer! Aprenda uma receita de maionese totalmente saudável
Fácil de fazer! Aprenda uma receita de maionese totalmente saudável

Fácil de fazer! Aprenda uma receita de maionese totalmente saudável

Quem aí gosta de maionese? Quase que unanimidade né? Não a toa existem dezenas de receitas e outras centenas de molhos que usam como base a maionese, porém a maionese tradicional leva gordura de soja e gema de ovo, ambas nem sempre consumidas por quem quer se alimentar bem.

É possível ter na geladeira uma maionese fresquinha, sem conservantes, fácil de fazer e que, de quebra, ainda é saudável e vegetariana. Com esse passo a passo super simples, você poderá fazer uma maionese fresca que pode acompanhar petiscos, saladas e também pode ser usada como base de molhos para carnes leves –como o nosso frango de cada dia.

Como toda receita que passo aqui, novamente vou bater na tecla da escolha de qualidade dos produtos. Então, para essa maionese, procure um bom azeite de oliva, com acidez baixa e que seja extravirgem. Se possível, também utilize os vegetais orgânicos e com boa procedência, de preferência de produtores locais para ainda ajudar na economia de sua cidade. Não preciso nem comentar que a curto, médio e longo prazo, a escolha dessa maionese é muito mais barata do que a comprada em prateleira de supermercado.

Então, vamos à receita?

Ingredientes:

  • 1 cenoura média;
  • 2 dentes de alho;
  • suco de limão a gosto;
  • sal e pimenta a gosto;
  • azeite de oliva em fio (o quanto baste para a quantidade de maionese que desejar).

Modo de preparo:

Cozinhe a cenoura (descascada) até que fique bem mole, quase desmanchando. Coloque-a ainda morna dentro do liquidificador com os dentes de alho e algumas gotinhas de limão, bata até que vire uma pastinha. Desligue o liquidificador e mexa um pouquinho para misturar a pastinha que ficará no fundo do copo. Ligue novamente o liquidificador com a tampa e vá acrescentando o azeite de oliva em fio, tal como uma maionese normal, até a quantidade de maionese que desejar.

Ao final, desligue o liquidificador, tempere com sal e pimenta a gosto e também acerte o sabor do limão conforme desejar (essa parte de temperar a maionese é bem pessoal, você pode acrescentar ervas frescas como salsinha e cebolinha picada, tomatinhos picados, brinque com a imaginação e gosto!).

Guarde em um potinho, de preferência hermético, em geladeira, e bom apetite.

Chá para emagrecer: nutricionista revela 6 melhores para ter resultado

Veja abaixo outra receita de maionese saudável

Aprenda uma versão de maionese mais saudável, feita com abacate, para que você não precise abrir mão da maionese industrializada:

Ingredientes:

  • 1/2 abacate maduro
  • 1/2 limão + raspas da casca de 1 limão
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sobremesa de mostarda

Modo de preparo: 

1. Com um ralador pequeno, raspe a casca do limão tomando cuidado para não raspar a parte branca da casca (que deixa a receita amarga). Corte o limão ao meio, esprema somente metade dele.

2. Pegue um dente de alho, descasque e corte em oito partes

3. No processador adicione todos os ingredientes: abacate, suco do limão, raspas da casca, azeite, mostarda, sal e alho; bata por 30 segundos ou até ficar cremoso.

Validade: 3 dias na geladeira ou congelado por 10 dias.

Veja mais