Faculdade fará Aulão gratuito para o concurso da PM; saiba como participar

Autor: Redação

Publicada em


Foto: Divulgação Uninassau

Com o objetivo de ajudar os candidatos que vão enfrentar as provas em concursos, o Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador (UNINASSAU) vai realizar no próximo sábado (17/08) o Aulão Solidário preparatório para o concurso da Polícia Militar da Bahia. As aulas são gratuitas, ocorrem na unidade da Pituba, das 8h às 18h, e irão contar com resoluções de questões de disciplinas exigidas no concurso. O projeto é uma parceira da Instituição com a Base Comunitária da Narandiba, com o soldado PM Vinicius e com o advogado e professor atuante em cursos preparatórios Tiago Andrade.

Os participantes irão assistir aulas das disciplinas: Direito Penal e Militar; Direito Constitucional; Direito Administrativo; e Português. “Iremos fornecer dicas e uma revisão, para que o aluno esteja atento e não venha a cair em pegadinhas, que são grandes inimigas na hora da prova”, explica o professor Tiago Andrade.

A reitora da UNINASSAU Salvador, Cecília Queiroz, destaca a importância de prestar serviços gratuitos à comunidade. “Nosso papel como instituição de ensino é promover parcerias que incentivem o desenvolvimento da sociedade como um todo. Sem dúvida, esse aulão vai auxiliar muitos concurseiros que de fato não podem custear um cursinho”, defende.

Para os interessados, as inscrições no Aulão Solidário devem ser feitas pelo telefone (71) 99306-4268 (WhatsApp). Os participantes devem doar 2kg de alimentos não perecíveis, a serem recolhidos no local.

A UNINASSAU fica localizada na Rua dos Maçons, 364, Pituba (próximo à 16ª Delegacia de Polícia).

Concurso da PM-BA 2019

O concurso da PM-BA 2019 foi confirmado pelo governador do estado, Rui Costa, no mês de julho, em sua rede social. Ainda segundo o governador, ao todo, são 2,5 mil vagas. A autorização, assinada pelo governador no último dia 19, dá início aos trâmites legais para a realização do certame, que prevê duas mil vagas para a Polícia Militar e 500 para o Corpo de Bombeiros. Serão 1 mil policiais e 250 bombeiros com ingresso em 2020 e mais 1 mil policiais e 250 bombeiros com ingresso em 2021.

Principais requisitos do concurso PM BA

Os candidatos interessados no concurso da Polícia Civil do Estado da Bahia, deverá estar atento para os principais requisitos para ingressar na carreira de Soldado.

  • Ter o mínimo de 18 anos e o máximo de 30 anos de idade completos na data fixada para matrícula no Curso de Formação de Soldado. Considera-se com 30 anos, o candidato que tenha até 30 anos, 11 meses e 29 dias no ato da matrícula no Curso de Formação;
  • Possuir estatura mínima 1,60m para candidatos do sexo masculino e 1,55m para candidatas do sexo feminino;
  • Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, expedido por Instituição de Ensino reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria B.

A medida integra as diretrizes da administração estadual para reforço e valorização da segurança pública no estado. Não está disponível no site da Polícia Militar da Bahia, nem no Portal da Transparência, o salário atualizado ou qualquer tipo de estrutura remuneratória.

O último concurso público para as duas corporações, realizado em 2017, ofertou 2.750 vagas e teve 3.438 candidatos aptos ao término das provas objetiva e discursiva.