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Bloqueio de benefícios do INSS: Falta de atualização e renovação de senha

Falta de atualização e renovação de senha gera bloqueios de benefícios do INSS
Como evitar bloqueio de benefícios do INSS? | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Falta de atualização e renovação de senha pode gerar bloqueio de benefícios do INSS — A atualização da prova de vida e a renovação de senha bancária dos beneficiários do INSS são obrigatórias e devem ser realizadas anualmente por aposentado e pensionistas que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Quem não fizer este procedimento poderá ter o benefício suspenso ou bloqueado, bem como pode ter o benefício excluído permanentemente.

Todos os meses milhares de benefícios são cancelados ou bloqueados. Isso porque muitos beneficiários não comparecem para fazer a atualização. Alguns porque faleceram, outros porque esqueceram, além dos que estão com dificuldades de locomoção. Para não ser pego de surpresa, é importante ficar por dentro de todos os detalhes. Por isso, separamos 10 esclarecimentos sobre a atualização da prova de vida e a renovação de senha.

Confira 10 esclarecimentos sobre a comprovação de vida e renovação de senha do INSS:

1) O que significa a comprovação de vida/renovação de senha? Ela oferece vantagens? Quais e por que Fazer?

É um procedimento obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes. A rotina é cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário e outros utilizam a data de aniversário do benefício, por exemplo.

2) Como funciona a comprovação de vida/renovação de senha? Onde devo ir?

Basta ir diretamente no banco em que recebe o benefício, apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.

3) Quais documentos são necessários para a realização da comprovação de vida/renovação de senha?

Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros).

4) A comprovação de vida/renovação de senha também pode ser feita por procuração?

Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.

5) Se o aposentado não puder ir por problemas de locomoção, como a comprovação de vida/renovação de senha será feita?

Em caso de pessoas com dificuldade de locomoção e os maiores de 80 anos, além da possibilidade de comprovação de vida na rede bancária e através de procurador, a Resolução 699 também apresenta a possibilidade da solicitação de que a comprovação de vida seja realizada por um servidor do órgão através da pesquisa externa pelo INSS, agendada pela Central 135 ou pelo Meu INSS.

A comprovação da dificuldade de locomoção será feita através de atestado ou declaração médica. Se o requerimento for feito pelo Meu INSS, os arquivos deverão ser anexados diretamente pelo aplicativo ou site. Caso seja solicitado pelo 135, deverá agendar para apresentar os documentos em agência.

Passo a passo para solicitar visita familiar

O passo a passo para agendar prova de vida domiciliar ou hospitalar pelo Meu INSS é: no aplicativo ou pelo site, após realizar o login com o CPF e senha pessoal, o beneficiário deve clicar na opção ‘Agendamentos/Requerimentos’, em seguida clicar em ‘Novo Requerimento’ e digitar na busca prova de vida: o resultado mostrará a opção ‘Realizar Prova de Vida (situação excepcional – atendimento presencial’ e escolher a opção mais adequada, dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos.

7) A comprovação de vida/renovação de senha pode ser feita por biometria?

O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.

8) As datas previstas para a comprovação de vida/renovação de senha são as mesmas para todo mundo? Os aposentados são avisados? Como isso funciona?

O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não realizaram a comprovação de vida em 2017 terminará em 28 de fevereiro de 2018. Os bancos são os responsáveis pela convocação dos segurados.

9) O que acontece com quem não realizar procedimento?

Bloqueio de benefícios do INSS. De acordo co o INSS, o pagamento poderá ser interrompido até que o segurado faça a comprovação de vida no banco. A liberação do benefício é automática, tão logo o segurado ou representante legal compareça para o procedimento. Vale destacar que após seis meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.

10) Caso perca o prazo, o que o segurado deve fazer para regularizar a situação e voltar a receber o benefício novamente?

A comprovação de vida deve ser feita pelos segurados que recebem o pagamento do benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Para regularizar a situação, basta ir à agência bancária pagadora e realizar a comprovação de vida/renovação de senha.

Para você ter uma ideia, dos mais de 35 milhões de beneficiários, em março deste ano, 529 mil ainda não tinha comparecido aos bancos há mais de doze meses da última comprovação para realizar o procedimento. Eles podem ter bloqueio nos benefícios do INSS.

Benefícios bloqueados por estado por não comprovação de vida
Descrição Quantidade
São Paulo 117.079
Minas Gerais 66.402
Rio de Janeiro 39.374
Bahia 36.993
Rio Grande do Sul 35.728
Paraná 29.664
Pernambuco 27.547
Santa Catarina 27.430
Ceará 26.936
Maranhão 15.400
Paraíba 11.436
Rio Grande do Norte 11.254
Piauí 11.131
Goiás 10.536
Espírito Santo 10.443
Pará 10.299
Alagoas 8.344
Distrito Federal 6.932
Sergipe 6.091
Mato Grosso 4.606
Mato Grosso do Sul 4.388
Amazonas 3.718
Rondônia 2.897
Tocantins 2.258
Acre 1.284
Amapá 765
Roraima 382
Total geral 529.317

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