Feirinha de Simões Filho: Histórias, luta e tradição – vejas as fotos!

A feirinha de Simões Filho é considerada uma das jóias da cidade

Autor:

Publicada em


Feirinha, umas das principais riquezas da cidade, a Beleza se encontra na luta de cada feirante 
Foto: Jerffesom Brandão/SFO – Simões Filho Online
A feirinha de Simões Filho é considerada uma das jóias da cidade. É o destino certo para quem procura variedade, lá existe de tudo, é possível imaginar como é importante a feira para a população simõesfilhense. 

Situada no centro da cidade, dentro do Mercado Municipal, a feira recebe grande influência da cultura local, além de estar fortemente ligada à cada cidadão de Simões Filho.Esses, são apenas alguns dos inúmeros atrativos que se sobressai na magnitude e importância histórica da tradição da Feirinha da cidade.
 
Seu Domingos ” Da Toca”, “Sergipe”, ou “Deputado” 
Foto: Jerffesom Brandão/SFO – Simões Filho Online
A feirinha se destaca, também, como a fonte de renda de milhares de pessoas, que de forma direta ou indireta tiram dali o seu sustento. 
 
É o caso de seu Domingos, comerciante da feirinha há muitos anos. Ele é conhecido como “Da Toca”, “Sergipe”, ou “Deputado”. Ficou em dúvida? Eu também, com tantos apelidos assim, é capaz de confundir qualquer pessoa. 
 
“Da Toca” contou que é um dos fundadores da feirinha, começou a comercializar produtos quando a feira ainda era na Praça da Bíblia, levou doze anos no local, depois, se mudou para o Mercado Municipal (Local da atual feirinha). 
 
“Quando mudei para esse lugar era tudo deserto, coloquei a minha guia com poucos produtos, não passava ninguém aqui, mas Abraão prosperou no deserto, eu também prosperei”. Brincou seu “Da Toca” (comerciante).
 
Dona Jó de Lauro de Freitas | Foto: Jerffesom Brandão /SFO – Simões Filho Online
A feira recebe pessoas de todos os lugares, fregueses dispostos à pagar por um produto de qualidade. 
 
Esse foi o caso de Dona Jó, veio de Lauro de Freitas para comprar na mão de seu “Dá Toca”. Ela contou que é a primeira vez que vem a feirinha de Simões Filho. 
 
Logo de cara, a freguesa se encantou com a riqueza cultural do lugar e a maneira como foi acolhida pelo feirante.
 
“Aqui tá mais Barato que  que em Lauro de Freitas, preço bom e qualidade, meu marido me indicou. Disse dona Jó (freguesa).
 
Seu  Cosme (Feirante desde 1984) | Foto: Jerffesom Brandão/SFO – Simões Filho Online
“Deste 1984 seu  Cosme comercializa na feira. ” tenho muito prazer de vender aqui, várias pessoas compram em minha mão, gente de todas as classes sociais”, falou o feirante Cosme.
 
Seu Neris | Foto: Jerffesom Brandão/SFO – Simões Filho Online
Seu Neris, outro comerciante da feirinha de Simões Filho, disse ser um dos mais antigos do local, contou que comercializa desde o tempo em que  a feirinha era na Praça da Bandeira.
“Eu alcancei tudo, toda a trajetória da feirinha, comecei na Praça da Bandeira, em seguida, passei para a Praça da Bíblia, e hoje, estou aqui. Naquela época não tinha luz e nem água, as casas era feita de pindoba e a iluminação era com lampião”. Completou Seu Neris, feirante há 45 anos. Atualmente ele comercializa peixes e charques.
 
Na feirinha de Simões Filho se encontra de tudo, a variedade é a marca que os fregueses levam quando retornam para suas casas. 
 
Dona Josimaria por exemplo, é  conhecida como Maria da cocada gostosa, vende cocada no Mercado Municipal há 25 anos, desta maneira, ela conseguiu criar os filho sem lhes deixar faltar nada.
 
“Essa feira representa muito para mim, ganho meu pão de cada dia aqui” concluiu Maria da cocada gostosa.
 
Mailson e Albino | Foto: Jerffesom Brandão/SFO – Simões Filho Online
 
E para não deixar passar nada, encontramos Seu Mailson e Albino em meio a feirinha tomando aquela cervejinha. Eles disseram que é um local agradável e sempre que pode aparece para rever os amigos. Ainda deu tempo para os dois fazer aquela  pose para foto.
Saiba mais sobre o Projeto “Beleza de Simões Filho” e apoie valorizando a cultura da cidade. Envie também as suas imagens e conte a sua história. Saiba mais