Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

FGTS pode ser liberado para trabalhador prejudicado durante pandemia

FGTS pode ser liberado para trabalhador prejudicado durante pandemia
FGTS pode ser liberado para trabalhador prejudicado durante pandemia

FGTS pode ser liberado para trabalhador prejudicado durante pandemia.

O Projeto de Lei 933/20 apresetado na Câmara dos Deputados, em Brasilia, quer permitir ao trabalhador sacar os recursos de sua conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) enquanto durarem as medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A proposta, do deputado Luis Miranda (DEM-DF), tramita na Câmara dos Deputados.

Veja mais: Caixa e BB antecipam abono do PIS/Pasep 2021: saiba quem vai receber

Conforme o texto, o trabalhador titular da conta poderá sacar o valor integral de sua reserva acumulada. Mas, para tanto, deverá residir em áreas onde medidas como isolamento e restrição na circulação tenham sido formalmente reconhecidas pelos respectivos governos. O pedido de movimentação será admitido em até 15 dias depois da publicação do ato de reconhecimento das medidas pela autoridade competente.

Luis Miranda acredita que o projeto vai beneficiar trabalhadores prejudicados pelas ações de contenção do vírus. “É fundamental que o Estado garanta condições mínimas de sobrevivência para o povo brasileiro, que estará impossibilitado de trabalhar e garantir o seu sustento nesse período”, afirma.

A proposta altera a Lei do FGTS (8.036/90). Atualmente, o trabalhador pode movimentar sua conta se for despedido sem justa causa ou para comprar moradia própria, entre outras situações.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários estão fechados.