Fila do INSS: milhões de requerimentos de benefícios aguardam análise

Fila do INSS: milhões de requerimentos de benefícios aguardam análise
Fila do INSS: milhões de requerimentos de benefícios aguardam análise – Reprodução

Fila do INSS: milhões de requerimentos de benefícios aguardam análise.

Segundo o último Boletim Estatístico da Previdência Social, ainda existem cerca de 1,55 milhão de requerimentos de benefícios aguardando análise pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O número supera os 1,17 milhão do mês passado. Enquanto isso, a contratação temporária de militares e aposentados, que visa reduzir a fila no órgão, ainda está parada.

>Quantos empréstimos um aposentado do INSS pode fazer ao mesmo tempo e o valor?

Segundo o INSS, o resultado final do chamamento público seria publicado nessa terça-feira (26/05), contudo, foi adiado para sexta-feira (29/05). No entanto, o tribunal de Contas da União (TCU) avalia suspender a contratação.

Pandemia agrava situação

A situação é agravada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), já que os beneficiários sofrem ainda mais com a espera, já que as agências físicas permanecerão fechadas até 19 de junho.

>INSS fechado: veja como fazer revisão de aposentadoria sem sair de casa

Atualmente, pela falta de atendimento físico, as perícias foram substituídas pelo envio de atestados médicos por meio do site ou aplicativo Meu INSS. A plataforma digital também permite, porém, que o beneficário acompanhe os processos, se informe sobre os benefícios e outros serviços.

Com informações de Brasil Econômico – iG

Veja mais