Fim da Vale em Simões Filho pode resultar em 700 demissões

Fim da Vale em Simões Filho pode resultar em 700 demissões. Foto: Reprodução/Leitor

Fim da Vale em Simões Filho pode resultar em 700 demissões

Durante a manhã desta sexta-feira (11), cerca de 50 funcionários da mineradora Vale realizaram uma manifestação questionando o fechamento do Complexo Bahia, que fica em Simões Filho, município da região metropolitana de Salvador. Para sindicato, cerca de 700 colaboradores podem ser demitidos.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho (STIM), o protesto teve início por volta das 6h30 e durou cerca de três horas. Os profissionais da empresa argumentam que o fechamento da unidade pode deixar cerca de 700 pessoas famílias desempregadas.

>Trio com carro roubado é preso após furar pedágio em Simões Filho

Os colaboradores da mineradora também solicitam o religamento de fornos, que estão desativados desde fevereiro deste ano.

Em nota, a a empresa informou que encerrará a operação de ferroligas de manganês, da planta da Vale Manganês, do município de Simões Filho. A previsão é que o processo de desmobilização do local aconteça até o final do ano.

>Atakadão Atakarejo volta a contratar em Simões Filho sem exigir experiência

A Vale também informou que ao longo dos últimos anos tentou todas as alternativas viáveis manter a operação autossustentável e competitiva no mercado.

Segundo a Vale Manganês, a unidade irá adotar medidas que estiverem ao seu alcance para minimizar eventuais impactos da desmobilização e dialoga com o Sindicato, diversas ações, entre elas, a negociação de um programa de desligamento voluntário, extensão da assistência médica para empregados e seus dependentes, apoio em processo de recolocação no mercado de trabalho e mapeamento de vagas para possível transferência de trabalhadores para outras operações da Vale.

>Famosa rede de restaurantes abre 100 vagas de emprego na RMS

A empresa também disse em nota que reafirma o seu compromisso social e que permanecerá com o diálogo aberto e transparente com empregados, sindicato, fornecedores e poder público e a respeito das próximas etapas do processo.

>Grupo criminoso que atuava em Camaçari é preso

>Voluntários da Fundação Dr. Jesus fazem limpeza no CEIB