Fogo simbólico é recebido com festa em Simões Filho; FOTOS

Autor: Redação

Publicada em


Fogo simbólico é recebido com festa em Simões Filho 1
Foto: Danilo Canuto

O fogo simbólico que celebra a independência da Bahia no Brasil passou por Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no inicio da tarde deste domingo (01/6). A chama deixou a cidade de Cachoeira, no Recôncavo, no sábado (30/6), trazido por atletas baianos e soldados do exército, além de alguns voluntários.  O símbolo representa a união dos povos que lutaram pela independência.

Fogo simbólico é recebido com festa em Simões Filho 1
Foto: Danilo Canuto

Na Praça da Biblia, em Simões Filho, um multidão acompanhou a chegada do fogo simbólico e o hasteamento das bandeiras de Simões Filho, da Bahia e do Brasil em cerimônia oficial, ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Estado da Bahia (Hino ao Dois de Julho).

Fogo simbólico é recebido com festa em Simões Filho

Foto: Danilo Canuto

Uma comitiva da Prefeitura Municipal de Candeias trouxe a tocha até Simões Filho, na solenidade o Prefeito Diógenes Tolentino recebeu a tocha em suas mãos.

“É uma grande honra participar de um ato cívico tão importante como este. Receber a tocha do Fogo Simbólico em nossa cidade sempre será uma honra, uma vez que simboliza a luta, união e conquista do nosso estado. Sou baiano, sou simõesfilhense, agradeço ao povo da boa terra por estarem comigo tornando essa data mais especial”, disse o prefeito.

A pira saiu do município de Cachoeira passou por Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho e seguiu pela BR-324 em direção ao bairro de Pirajá, onde será aberta as comemorações do 2 de julho. O trajeto do Fogo Simbólico até Salvador foi feito por atletas e populares de Simões Filho que tradicionalmente demonstram patriotismo e ajudam a manter viva a história do Estado da Bahia.

Foto: Danilo Canuto/PMSF

Foto: Danilo Canuto/PMSF

Foto: Danilo Canuto/PMSF

Participaram do evento, o prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, vice-prefeito Sid Serra, vereadora e primeira dama Kátia Oliveira, os vereadores Adailton Caçambeiro, Arnoldo Simões, Del, Deni da Metalúrgica, Eri Costa, Elimário Lima, Everton Paim, Manoel Carteiro, Neco Almeida, Vel, secretários municipais, prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, PM Major Fábio Dias, Representante do Exército Brasileiro, Tenente Corenel Rafael Silva, deputado Sargento Isidório, sociedade civil. Além das fanfarras: Banda Show Contemporânea da Bahia, Banda Show Integração e Banda Show Fanausf.

História

O 2 de Julho é a data cívica mais importante para a Bahia, pois neste dia em 1823 foi decretado a Independência do Estado baiano em plena Guerra da Independência brasileira. O Fogo Simbólico entra em Simões Filho porque em Água Comprida nos idos de 1823 entre outros engenhos e usinas possuía o Engenho Novo. O Fogo Simbólico entrou em Simões Filho pela primeira vez em 1962 e só pernoitou no município só uma vez.

Independência
Em 1822, a cidade de Cachoeira, na época ainda uma vila, foi palco da luta pela Independência do Brasil na Bahia. O governo português enviou para a cidade do Recôncavo Baiano tropas para reprimir o movimento separatista. Os conflitos começaram em Cachoeira, tomaram outras cidades do recôncavo e a capital Salvador.