Columbia e Ford inauguram novo Centro de Distribuição de Peças em Simões Filho

Com um conceito inovador e de padrão global, armazém alfandegado vai consolidar e enviar autopeças brasileiras para fábricas da Ford em sete países

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


A Ford inaugurou um novo centro de distribuição destinado às exportações de peças, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS), que abastecerá sete fábricas da montadora no mundo. Este é o primeiro CD do Nordeste a usar um novo conceito de exportação de autopeças, em que todo o processo é feito dentro de uma área alfandegada, trazendo mais velocidade, controle e competitividade para a operação.

Ao Simões Filho Online, a empresa informou que o novo Centro de Distribuição de exportação de peças da Ford está funcionando no Complexo Logístico da Columbia Nordeste em Simões Filho.

Com uma área de 1.500 m2, o novo armazém em Simões Filho conta com área de escritório e docas virtuais para depósito de contêineres. O CD vai receber, consolidar e expedir material de 20 fornecedores da região Nordeste e exportar para fábricas da Ford na Venezuela, índia, China, Tailândia, Rússia, México e Vietnã. Com a globalização, as linhas que produzem os modelos Ka e EcoSport nesses países utilizam muitas peças fabricadas exclusivamente no Brasil, incluindo estampados da fábrica da Ford em Camaçari.

Anteriormente, a operação de exportação era feita em um armazém externo, que operava como extensão do complexo de Camaçari. Agora a entrega será feita diretamente do CD em Simões Filho, de onde as exportações seguem para o destino de saída do País, por meio do porto de Salvador ou, em casos urgentes, via aeroporto.

“A agilidade no recebimento e expedição e o atendimento diferenciado aos clientes globais são vantagens do novo centro, que coloca a Ford Brasil nos padrões internacionais nesse tipo de operação”, diz Emerson Miguel, supervisor dos Centros de Distribuição de Exportações da Ford  ao Simões Filho Online.

Já Murillo Mello, diretor de Negócios da Columbia, destaca que a nova operação está alinhada ao posicionamento da empresa no mercado de logística. “Nossa missão é oferecer soluções de alto nível de complexidade e eficiência, agregando valor à cadeia de abastecimento de segmentos estratégicos para o país, entre os quais o automotivo”, afirma.

Veja Também: Empresas abrem vagas de empregos-  Confira!

Sobre o Grupo Columbia

O Grupo Columbia atua no Brasil desde 1942 e atualmente é formado por empresas de comércio exterior, logística integrada, armazéns refrigerados e frigorificados, operações portuárias, sourcing para o setor de moda e fornecimento de hard commodities, combustíveis sólidos e bioenergia. Conta com mais de 380 mil metros quadrados de área de armazenagem em Cotia (SP), Curitiba (PR), Itajaí (SC) e Simões Filho (BA).