Forma correta de tomar chá verde para queimar gordura e emagrecer

Forma correta de tomar chá verde para queimar gordura e emagrecer
Forma correta de tomar chá verde para queimar gordura e emagrecer

Forma correta de tomar chá verde para queimar gordura e emagrecer.

Fonte de antioxidantes e outros compostos que combatem os radicais livres e aceleram o metabolismo, o chá verde é uma das melhores bebidas naturais para quem está de olho na saúde e na balança.

Tomar chá verde diariamente pode ajudar você a desinchar, estimular a queima de gordura e até mesmo melhorar a disposição para suas tarefas cotidianas. Agora, é importante você saber como fazer chá verde da maneira correta para obter todos os seus benefícios.

Saiba como fazer chá verde de forma certa para melhor aproveitar todas as suas propriedades para a saúde e a boa forma.

Benefícios do Chá Verde

Além de promover a queima de gordura e ajudar no emagrecimento, o chá verde também pode:

  • Melhorar as funções cerebrais: você pode se sentir mais focado durante os treinos, por exemplo;
  • Diminuir o risco de uma série de tipos de câncer: sobretudo os de mama, próstata e intestino;
  • Aumentar a sensibilidade à insulina e atuar no controle das taxas de glicose na circulação;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Minimizar o risco de doenças degenerativas como o Parkinson e Alzheimer.
  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Aumentar a longevidade: inúmeros estudos têm relacionado o consumo habitual de chá verde a uma maior expectativa de vida.

Como Fazer Chá Verde de forma correta

Agora que você já sabe para que serve o chá verde, vamos saber como fazer chá verde da maneira correta para que você consiga obter seus objetivos – sejam eles perder peso, queimar gordura ou apenas melhorar a saúde.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde;
  • 1 xícara de água quente (ver informações sobre a temperatura logo abaixo).

– Temperatura da Água

É importante deixar a água aquecer – mas não ferver – ao fazer o chá verde porque alguns compostos benéficos do chá verde somente se dissolvem na água em altas temperaturas.

As catequinas (os compostos que como já vimos são responsáveis por boa parte dos benefícios do chá verde), por exemplo, são extraídas das folhas somente quando a água atinge o mínimo de 80oC.

Por outro lado, preparar o chá verde com água fervendo (ou seja, acima de 100oC) irá deixar a bebida amarga e tornará um pouco difícil a tarefa de tomar 3-4 xícaras de um chá tão adstringente todos os dias.

Além disso, estudos indicam que temperaturas superiores a 85oC podem reduzir os efeitos destas mesmas catequinas.

Por esse motivo, recomenda-se desligar a o fogo antes da água entrar em ebulição (ou aproximadamente 80-85oC) e somente então despejá-la sobre as folhas de chá verde.

Preparo correto:

  • Esquente a água até atingir a temperatura mencionada acima;
  • Despeje a água quente sobre as folhas de chá verde e tampe;
  • Deixe abafar por 3 minutos;
  • Coe o chá e tome sem adoçar.

– Tempo de Infusão correto

Tão importante quanto a temperatura da água para aprender como fazer chá verde é saber o tempo de infusão das folhas. Deixá-las por mais que 3 minutos na água quente irá fazer com que o chá fique amargo (isso ocorre porque os taninos presentes no chá verde são liberados quando a água está a 80oC, e quanto mais tempo ficarem nessa temperatura, mais amargo ficará o chá) e difícil de ser ingerido.

Vale lembrar que muitas pessoas preparam o chá verde em baixas temperaturas exatamente para evitar esse problema da adstringência e do sabor amargo, mas para quem realmente quer obter todos os benefícios do chá verde é importante que a água esteja a 80-85oC.

Isso porque, como já vimos, são as catequinas que auxiliam na queima de gordura e emagrecimento, e elas somente são dissolvidas na água quanto esta se encontra a 80-85oC.

Como tomar chá verde de forma certa para queimar gordura e emagrecer?

Para obter melhores resultados com o chá verde, tome de 2 a 3 xícaras da bebida diariamente, por um período de 30 a 60 dias. Evite utilizar açúcar e adoçantes, pois uma das funções do chá é exatamente promover uma limpeza no sistema digestivo.

Você pode tomar uma xícara logo ao acordar, outra na hora do lanche da manhã e a última até às 16h. Evite tomar o chá verde além deste horário caso tenha problemas com insônia e agitação noturna.

– Manhã

Tomar uma xícara de chá verde ainda em jejum irá ajudá-lo a despertar (função semelhante à do “cafezinho matinal”) e estimular a queima de gorduras. O chá ainda pela manhã também pode ajudar a estimular as funções do intestino, facilitando os movimentos peristálticos.

– Antes do Almoço

Já o chá no final da manhã é um grande aliado de quem está tentando emagrecer, uma vez que além de estimular a queima de gorduras ainda traz saciedade em um momento em que seus níveis de açúcar no sangue estão mais baixos e você pode ficar com mais fome. Isso pode significar um consumo menor de calorias no almoço, pois seu apetite estará “normalizado”.

– À tarde

E, por último, o chá da tarde, que tem função semelhante ao chá de antes do almoço: regular as taxas de açúcar, diminuir o apetite e servir como alternativa mais saudável aos lanches calóricos do horário.

Para quem malha à noite, beber uma xícara de chá verde nesse horário também garante mais energia e disposição mesmo após um longo dia de trabalho.

Quantidade ideal

Nutricionistas e outros profissionais da saúde recomendam um consumo máximo de 3-4 xícaras de chá verde ao dia. Essa parece ser a quantidade ideal para obter todos os benefícios do chá verde sem correr o risco de sofrer com os efeitos colaterais da cafeína. Em excesso, a substância pode prejudicar o sono, causar taquicardia, agitação e confusão mental, dores de cabeça e tremores.

Veja mais