Formas corretas de limpar fogão de vidro sem manchar e arranhar

Formas corretas de limpar fogão de vidro sem manchar e arranhar
Formas corretas de limpar fogão de vidro sem manchar e arranhar – Freepik

Formas corretas de limpar fogão de vidro sem manchar e arranhar. Os fogões tipo cooktop que têm tampo de vidro temperado são muito bonitos e práticos de limpar.

Porém, quando a sujeira é grande, precisa tomar alguns cuidados simples para evitar arranhar ou manchar o vidro na hora da limpeza. Aprenda a como limpar fogão de vidro usando os produtos adequados.

Os fogões com mesa de vidro deixam a sua cozinha mais bonita e foram feitos justamente para trazer mais praticidade no momento de preparar os alimentos. Por isso, aprender a como limpar fogão de vidro é bem fácil, desde que você siga essas dicas do que pode e não pode fazer.

Produtos de limpeza caseiros são melhores para limpeza – Aprenda fazer

Materiais adequados

Para fazer uma limpeza eficiente do seu fogão com mesa de vidro você só vai precisar de sabão neutro, água e uma esponjinha macia. Use sempre o lado mais macio, nunca o mais áspero, pois pode arranhar o seu vidro.

Remova as partes que se soltam

Para limpar o vidro por completo, sem deixar resíduos que vão endurecer com o tempo, remova todos botões de ligar as bocas (manípulos) e o trempes (peças que ficam em cima de cada boca do fogão). Preste atenção em como eles estão encaixados para conseguir colocar de volta no lugar depois.

Formas diferentes de limpar o sofá com vinagre e facilitar a limpeza

Não use objetos pontiagudos nem saponáceos

Nunca utilize esponjas de aço ou facas para tentar soltar uma sujeira presa no vidro do seu fogão. Nem use produtos ásperos como os saponáceos.

Use só água e sabão para amolecer a sujeira ou então um produto desengordurante próprio para vidros de fogões que você encontra no supermercado.

Vinagre Branco na limpeza do banheiro: Seis dicas essenciais

Remova totalmente os produtos de limpeza

Depois de aplicar o sabão neutro ou o desengordurante no vidro, e limpar tudo com a esponjinha e água, certifique-se de que todo o produto foi removido. Para isso, passe a esponjinha umedecida com água umas duas vezes, e depois passe um paninho macio e seco.

Ligue o fogão de volta na tomada

Por fim, encaixe todas as peças, ligue o fogão na tomada e, se quiser, deixe o gás ligado também. Por segurança, se tiver crianças em casa, o melhor é deixar o gás desligado sempre, e só ligar na hora em que for utilizar.

Três misturas caseiras para limpar bem a máquina de lavar roupas

Limpe sempre que usar

Para evitar o acúmulo de sujeira e a dificuldade na hora de remover a sujeira mais pesada da sua mesa de vidro, o ideal é proceder à limpeza do fogão sempre após o uso, mesmo que seja todos os dias. Assim, a limpeza será mais fácil, rápida e eficaz.

Use vinagre

Caso você não tenha um desengordurante ou limpa-vidros em casa, e queira deixar o tampo de vidro do seu fogão bem limpinho e liso, a dica é aplicar vinagre na esponjinha e passar por todo o vidro do seu fogão. Então, ele tira a sujeira e também serve como desengordurante.

10 dicas poderosas de como utilizar o vinagre na limpeza da casa

Como limpar fogão de vidro com álcool

Outro produto que é de uso seguro no seu fogão é o álcool. Você pode aplicá-lo no final da limpeza, depois que já estiver com tudo limpo, seja com detergente ou com vinagre. Assim, a ideia do álcool é deixar o vidro com visual de polido. Deixe secar bem antes de usar o fogão outra vez.

Aprenda a fazer o melhor desinfetante para limpeza com vinagre branco

Veja mais