Governo Federal corta 12 mil beneficiários do Bolsa Família na Bahia

Governo Federal corta 12 mil beneficiários do Bolsa Família na Bahia
Governo Federal corta 12 mil beneficiários do Bolsa Família na Bahia/ Foto: LIDIANNE ANDRADE/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Governo Federal corta 12 mil beneficiários do Bolsa Família na Bahia

Nesta quinta-feira (19), o Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste relevou que mais de 12 mil cadastros do Bolsa Família foram exclusos do projeto na Bahia. De acordo com o levantamento, no Norte cerca de 12 mil inscrições foram suspensas sem justificativa.

No geral, o Nordeste teve uma redução de 48 mil famílias beneficiadas pelo programa. Outras 13 mil famílias foram cortadas na região Norte, no mesmo período. Com o corte, a Bahia figura como o estado com mais baixas entre os beneficiários em todo o país.

>>Petrobras anuncia mais um aumento da gasolina e do diesel

Ao comentar sobre o caso o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, afirmou que a exclusão de pessoas do programa social em regiões “mais empobrecidas” do país “é uma ação criminosa”.

O secretário disse ainda, que o corte de 12 mil beneficiários do Bolsa Família é uma ação sem nenhuma razoabilidade técnica, política e econômica e que até então não foi justificado pelo Governo Federal.

“Privilegiar as regiões mais ricas, que não tiveram grandes perdas, com acréscimos de pessoas no programa Bolsa Família, enquanto que as regiões Norte e Nordeste tiveram perdas expressivas é um absurdo”, afirmou Martins.

Entre janeiro do ano passado e fevereiro deste ano foram retiradas mais de 48 mil famílias na região Nordeste.

>>Bolsonaro promete zerar impostos federais sobre gás e diesel

>>Mais de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca chegarão ao Brasil, diz Fiocruz

Veja mais