GRATUITO: Prefeitura realizará exames preventivos de próstata na Campanha Novembro Azul

Autor: Débora Souza

Publicada em


Foto: Reprodução Internet

 

A Prefeitura Municipal de Mata de São João, através da Secretaria de Saúde, realizará no dia 25 de novembro, o ‘Dia D’ de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, em alusão à Campanha Novembro Azul. O mutirão será realizado em dois locais, na Policlínica Municipal, na Sede e no PSF de Açuzinho, no Litoral.  Na oportunidade, a Sesau vai realizar coleta de PSA.

É necessário seguir algumas recomendações básicas antes da coleta do sangue, visando obter um resultado preciso. O paciente deve estar em jejum de no mínimo 3 horas. Além disso, outras recomendações devem ser obedecidas para obter um resultado correto. Para isso o ideal é não ter ejaculado nas últimas 48 horas; não andar de motocicleta nos dois dias que antecedem o teste; não deve fazer exercício de bicicleta (ergométrica ou não) por dois dias; não andar a cavalo dois dias antes do teste e evitar uso de supositório três dias antes da coleta do sangue.

Os atendimentos serão realizados das 7h às 12h e têm como objetivo alertar sobre a importância de os homens buscarem cuidados com a saúde. O público alvo da campanha são homens acima de 40 anos.