Grupo de Simões Filho representa a Bahia em encontro

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Agentes culturais de Simões Filho vão representar a Bahia no Encontro de Bailes Pastoris – Intercâmbio de Saberes, que acontece entre 02 e 05 de fevereiro no Rio de Janeiro, no Espaço Cultural Parque das Ruínas, bairro de Santa Tereza. O anfitrião é o grupo carioca Pastoril Céu na Terra.

A participação do Baile Pastoril Queimada da Palhinha de Simões Filho é apoiada pelo Edital Culturas Populares 2016. Pastoras de Camaçari e o Coordenador Cultural e Conselheiro de Cultura da Bahia Nilo Trindade de Saubara são convidados e levarão saberes, cantos e daças dos seus grupos natalinos para o Rio de Janeiro.

A programação do evento conta com uma Roda de Saberes, uma Mesa Redonda com pesquisadores de Presépios e Pastoris, Apresentação de Rua, Exposição Fotográfica, Oficina, e o lançamento do livro Cantigas de um Baile Pastoril – A Queimada da Palhinha organizado pela pesquisadora Wayra Silveira.

Os Bailes Pastoris Natalinos são manifestações culturais em vias de desaparecimento. O evento representa uma ação de salvaguarda dessa tradição, por difundir resultados e compartilhar saberes, além de fomentar a formação em rede e estimular a difusão desse patrimônio artístico de imenso valor simbólico, estético e musical.