IBGE vai contratar 234 mil pessoas para trabalhar no Censo 2020

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar 234 mil pessoas para trabalharem no Censo 2020. Isso porque o Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, autorizou a realização do processo seletivo. A autorização está em portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (6). Há vagas para todos os estados brasileiros.

Do total de vagas, 196 mil serão para recenseador que coleta as informações junto à população. Outra atividade com número alto de vagas é o de agente censitário supervisor (23.578). Serão contratados ainda supervisores, coordenadores censitários e agentes censitários operacionais.

A contratação dos profissionais depende de aprovação prévia em processo seletivo simplificado. O contrato terá duração de até um ano, prazo que pode ser prorrogado de acordo com a necessidade de conclusão dos trabalhos.

O edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será publicado até outubro com detalhes sobre a escolaridade exigida para cada atividade e a remuneração. Os profissionais serão contratados a partir de janeiro de 2020

Nas últimas seleções, a exigência era de ensino fundamental completo para o cargo de recenseador.

A portaria informa que as contratações serão formalizadas somente mediante disponibilidade de dotações orçamentárias específicas.

CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGOS ABERTAS