ID Jovem: Programa do Governo Federal abre inscrições para jovens de Simões Filho, Camaçari e outras cidades

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Os jovens de Simões Filho, Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e outros 413 municípios da Bahia já podem ter acesso a benefícios como gratuidade do transporte e meia-entrada salas de cinema, teatros, estádios de futebol. O Programa Identidade Jovem (ID Jovem), foi lançado na Bahia no dia 14 de Junho pelo Governo Federal, e as inscrições já podem ser feitas por meio do site ou aplicativo.

O ID Jovem é um documento de identificação para jovens que têm direito de acessar os benefícios. A emissão do documento de Identidade Jovem pode ser feita através da internet ou por meio de um aplicativo no Smartphone, que poderá ser utilizado para entradas nos eventos e atividades que estão de acordo com as regras do programa.

Em toda a Bahia, são mais de 1,7 milhão de jovens aptos a receberem o benefício. Entretanto, dados de abril deste ano apontam que apenas 4,9 mil estão cadastrados.

A Identidade Jovem (ID Jovem) contempla jovens com idades entre 15 e 29 anos, e tem validade de 180 dias, sempre prorrogáveis, sem burocracia.

Benefícios

No âmbito da mobilidade urbana, o ID Jovem vale para ônibus, trem e embarcação e garante a oferta de quatro vagas por ônibus interestadual para os beneficiários, duas gratuitas e a outra metade com 50% de desconto na tarifa.

Para os eventos culturais e esportivos, o programa reserva 40% das vagas para os participantes que terão direito a meia-entrada em salas de cinema, teatros, estádios de futebol.

Inscrições

Emitir sua ID Jovem é  fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos impresso pela página da internet ou na tela do seu smartphone.

Há duas formas de cadastro:

Inscrição Pela Internet

Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da Caixa Econômica Federal ou através do aplicativo, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Inscrição pelo Aplicativo para smartphones

Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Em caso de erros com a atualização, o jovem deve procurar o setor social do município em que reside. Já em caso de problemas com o acesso às passagens gratuitas ou parcialmente gratuitas, ele deve contatar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e relatar o ocorrido.