Nova Identidade garante aos Jovens viajar de graça e meia-entrada no cinema, teatros e estádios

Jovens já podem ter acesso a gratuidade em viagens em ônibus e trens ou embarcações, meia-entrada em eventos.

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Já imaginou viajar no Ferry Boat, ônibus e metrô sem pagar nada? Pois é, os jovens já podem ter acesso a gratuidade ou descontos em viagens interestaduais em ônibus, trens ou embarcações, alem de ter direito a meia-entrada no cinema, teatros, estádios de futebol. A Identidade Jovem foi lançada na tarde da última quarta-feira (31). O novo direito, incluso no Estatuto da Juventude, foi regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os beneficiários podem usufruir do direito portando a Identidade Jovem, documento que será expedido pelo Governo Federal. O programa “Identidade Jovem”, vai fornecer documento de identificação para jovens de 15 a 29 anos.

A disponibilização da Identidade Jovem garante a meia-entrada no acesso a eventos artístico-culturais e esportivos.  A  Identidade estabelece, também, que para os jovens serão reservadas duas vagas gratuitas em cada ônibus, trem ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; além de duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

Salas de cinema, teatros, estádios de futebol

O jovem apresentará a Identidade Jovem em salas de cinema, teatros, estádios de futebol, que poderá fazer a verificação da validade por meio de QR CODE. Todas as informações de cadastro são sigilosas e o sistema da Identidade Jovem é inviolável.

Bilhete de Viagem do Jovem

Bilhete de Viagem do Jovem O “Bilhete de Viagem do Jovem” e o bilhete com desconto são intransferíveis e o beneficiário deve apresentar Identidade Jovem, dentro do prazo de validade, acompanhada de documento de identificação com foto. O jovem beneficiário não pode fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino.

O beneficiário deverá solicitar um único “Bilhete de Viagem do Jovem”, nos pontos de venda da empresa que deseja, com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de partida do coletivo, no seu ponto inicial (saída). Se for o caso, deve também solicitar, em separado, o bilhete de retorno.

Esgotado esse prazo de três horas, as empresas podem colocar à venda os bilhetes até então reservados. No dia da viagem, o jovem deve comparecer ao terminal de embarque até trinta minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício.

Vejas as vagas de empregos

Como fazer a sua  Identidade Jovem?

A Caixa Econômica Federal será responsável pela disponibilização do documento e gerenciamento de cadastro. A Identidade Jovem será um documento de emissão virtual, acessado por meio de aplicativo para smartphones e pela Internet. O documento também terá emissão em cartões plásticos para as localidades onde há dificuldade no acesso à rede mundial de computadores.

O novo documento gratuito estará disponível em até quatro meses para jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos.

Autor: Simões Filho Online