Inscrições para o Enem são prorrogadas: veja nova data

Confira a lista completa do que é permitido e proibido para o EnemO ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou a prorrogação da data limite para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a próxima quarta-feira (27/5). Originalmente, o prazo para se cadastrar era até às 23h59 desta sexta-feira (22/5).

As provas foram adiadas na quarta-feira (20/5) por 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto inicialmente no edital por determinação do Ministério da Educação. Na última quinta-feira (21/5), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes tinham feito a inscrição para participar desta edição do Enem.

INSCRIÇÕES

Para evitar erros na hora da inscrição, o Inep recomenda que todos os participantes façam o procedimento com calma. O aluno deve, por exemplo, verificar cuidadosamente as informações declaradas, pois, após a conclusão, algumas não poderão ser modificadas.

Os dados que constam na Receita Federal (nome, nome da mãe e data de nascimento) devem ser os mesmos declarados por quem vai fazer o Enem. Quando há divergência, o sistema informa que o participante precisa fazer a correção no órgão. A inscrição poderá ser concluída apenas após a atualização dos dados na Receita.

O participante que já concluiu a inscrição tem a oportunidade de fazer modificações em alguns itens do sistema do Enem, mas somente ao final do prazo de inscrições.

Os inscritos que se enquadram nos requisitos apresentados nos editais como beneficiários da gratuidade da taxa de inscrição ficarão isentos sem a necessidade de um pedido formal. Para os demais, a taxa de R$ 85 deve ser paga até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada ao final da inscrição.

Veja mais