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INSS agora permite corrigir dados do segurado por telefone

INSS agora permite corrigir dados do segurado por telefone
INSS agora permite corrigir dados do segurado por telefone

INSS agora permite corrigir dados do segurado por telefone.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União, na sexta-feira (dia 15), uma portaria que passa a permitir que os trabalhadores corrijam informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pelo telefone 135. A possibilidade vem junto com várias medidas que visam a dar acesso remoto aos serviços do órgão durante o estado de emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

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Segundo a portaria, os seguintes serviços passam a ter atendimento via Central 135: solicitar cálculo de período decadente, solicitar cálculo de complementação, solicitar retroação da data do início da contribuição (DIC), solicitar alteração de código de pagamento, atualizar vínculos e remunerações e solicitar alta a pedido.

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A atualização de vínculos é feita pelo CNIS — sistema que reúne detalhes dos períodos de contribuição do trabalhador, além de listar empregos e salários, por exemplo. A atualização ou a alteração de dados pode ajudar os trabalhadores que tentam pedir o auxílio emergencial de R$ 600, mas não conseguem o benefício por ter algum vínculo de trabalho errado no sistema do INSS. Devido à pandemia, esses trabalhadores não estão conseguindo resolver o problema, pois as agências do órgão estão fechadas.

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— O cadastro nacional (CNIS) é atualmente a base de dados para diversas informações. Mas ele ainda tem inúmeras divergências e dados incompletos. Abrir a possibilidade de retificar os vínculos e as remunerações desse cadastro facilitará muito a análise dos benefícios previdenciários e até dos pedidos de auxílio emergencial — afirmou Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Para o advogado Luiz Felipe Pereira Veríssimo, do Instituto de Estudos Previdenciário (Ieprev), é essencial o instituto flexibilizar seus atendimentos em meio à pandemia:

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— A maior parte dos segurados é do grupo de risco e, mesmo que os atendimentos presenciais retornem, ainda será necessário adotar diversos padrões de compartamento e convívio social para prevenção ao coronavirus. Além disso, vale lembrar que muitas pessoas não têm acesso à plataforma digital para protocolar os pedidos ou mesmo conhecimento para tanto. Logo, o atendimento por telefone ajuda bastante

A portaria do instituto informa ainda que o atendente da Central 135 comunicará ao requerente que ele poderá anexar a documentação que julgar pertinente para a análise do pedido por meio do MEU INSS.

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