INSS fechado: veja como fazer revisão de aposentadoria sem sair de casa

INSS fechado: veja como fazer revisão de aposentadoria sem sair de casa
INSS fechado: veja como fazer revisão de aposentadoria sem sair de casa

INSS fechado: veja como fazer revisão de aposentadoria sem sair de casa.

Com crise atual, as agências da Previdência estão fechadas. Mas isso não significa que s serviços relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ) deixaram de funcionar.

Ainda é possível realizar diversas solicitações ao INSS por meio da internet ou do telefone. E uma das questões que podem ser resolvidas é a revisão do benefício . Todos os beneficiários do INSS têm o direito ao pedido de revisão administrativa até 10 anos depois do início do pagamento do benefício.

>Quantos empréstimos um aposentado do INSS pode fazer ao mesmo tempo e o valor?

Caso encontre, por exemplo, um período de contribuição que não foi incluído no cálculo, o beneficiário pode pedir um recurso para aumentar a renda obtida. Atualmente, esses pedidos podem ser feitos através da internet ou por telefone.

É preciso se atentar que, quando uma revisão é solicitada, três cenários podem acontecer. No primeiro, o beneficiário consegue provar seu direito e tem a renda aumentada. No segundo, nada muda. No terceiro, o benefício pode ser diminuído ou cortado, caso o INSS perceba algo errado no processo.

>Aumento do teto do INSS em 2021: Veja o que deve mudar no valor das aposentadorias e pensões

Como pedir revisão de benefício pela internet
A opção online para solicitar a revisão do benefício é o portal Meu INSS . Ele pode ser acessado tanto através do site meu.inss.gov.br  quanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Através do portal digital, o beneficiário tem acesso a diversos acompanhamentos e novos pedidos, e muitos deles podem ser feitos sem a necessidade de criar uma senha. A revisão do benefício é um deles.

>Aposentados e pensionistas: 12 situações que o INSS não permite e 9 coisas liberadas

Por isso, é necessário ir até a aba “Serviços sem senha”, clicar em “Agendamentos/solicitações” e preencher os dados pedidos (nome, CPF e data de nascimento). Se você já tiver uma solicitação pendente, será possível acompanhá-la. Se quiser criar uma nova, é só clicar em “Novo requerimento” e, depois, em “Recurso e Revisão”.

>Mãe e filhas utilizam documentos falsos para sacar benefícios do INSS

A opção “Revisão” deve ser escolhida caso esse seja o primeiro pedido realizado. As opções “Recurso ordinário” e “Recurso especial” são usadas, respectivamente, para quem não concordou com as decisões tomadas pelo INSS e pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

Durante o pedido de recurso, serão solicitados documentos que devem ser digitalizados por meio de foto ou escaneamento.

>CAS aprova mudança que rende salário melhor que o atual para os aposentados: entenda

Como pedir revisão de benefício pelo telefone
Para quem não está muito familiarizado com as soluções digitais, também é possível fazer solicitações ao INSS através do telefone. O número é o 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para solicitar uma revisão de benefício , tenha em mãos seus documentos no momento da ligação, como CPF e carteira de trabalho. Além disso, anote o protocolo do atendimento para facilitar consultas posteriores.

Veja mais