Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

INSS: mensagem falsa manda fazer prova de vida até 28/2 para manter aposentadoria

Frequentemente divulgamos notícias sobre os beneficiários do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) serem vítimas de falsa informação. Desta vez os aposentados e pensionistas foram surpreendidos por uma falsa mensagem que está sendo circulada por um aplicativo de mensagem diz para que eles mantenham o benefício ativo é necessário realizar a prova de vida até dia 28 de fevereiro.

Segundo a mensagem, uma mudança de regra teria ocorrido no início deste ano que não foi informada pelos bancos e nem pelo INSS. O órgão desmente a informação.

Os beneficiários receberam a mensagem em seus aparelhos de celular no aplicativo mensagem WhatsApp que diz: “O governo mudou a regra e não é mais no mês de aniversário que tem de fazer prova de vida. Atentar para o prazo. Agora é até 28 de fevereiro. Os bancos nem o INSS estão avisando. Quem souber de alguém que recebe aposentadoria INSS avisar para não perder o benefício.”

Ao UOL, o INSS informou que a corrente é “fake” e que as regras não foram alteradas. Ou seja, para ter direito à aposentadoria, o beneficiado só precisa ir pessoalmente ao banco onde tiver conta fazer a prova de vida uma vez por ano.

Essa regra ainda serve para todos os segurados do INSS que recebem o pagamento via conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético. O processo é muito simples: basta apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de motorista etc.) a um funcionário do seu banco. De acordo com o INSS, há bancos que já fazem o reconhecimento por meio de biometria em caixas eletrônicos.

Data da prova de vida varia

Ainda segundo o INSS, a ida do segurado à uma agência bancária depende de cada banco e a única exigência do órgão é que o reconhecimento seja feito uma vez a cada 12 meses.

“Existem bancos que utilizam a data do aniversário da pessoa, assim como há os que convocam o beneficiário no mês anterior ao vencimento da fé de vida”, informou o INSS.

“Cabe ao banco informar ao segurado, seja no caixa eletrônico, por site ou carta, que chegou sua hora de fazer a prova de vida”, completou.

Como fazer em casos especiais

O INSS ainda tem regras especiais para os segurados que não possui condições de ir pessoalmente ao banco, seja por uma viagem ou mesmo por motivos de saúde.

Em caso de doença contagiosa, dificuldade de locomoção ou de pessoas com mais de 80 anos, é possível fazer a prova de vida por meio de um procurador. Ou ainda aqueles segurados que não conseguem sair de casa também podem agendar uma visita de um servidor do INSS ao domicílio. Quem estiver em viagem fora do país de origem também pode fazer via procuração.

A recomendação do INSS é que o pedido seja feito antes do segurado sair para o exterior e caso já esteja fora é preciso fazer a prova de vida por meio do serviço consular. Para qualquer um desses procedimentos é preciso fazer uma solicitação prévia ao INSS por meio do telefone 135 ou no portal “Meu INSS”.

O órgão ainda reforça que, passado o prazo, pagamento é bloqueado por até seis meses

Caso o beneficiado não faça a prova de vida dentro do prazo previsto, de 12 meses, seu pagamento seguinte fica bloqueado até que ele faça a nova prova de vida. O benefício só é suspenso de vez se ele não aparecer por mais de seis meses após o fim do prazo.

Comentários estão fechados.