Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

INSS: Veja como resolver pendências e enviar documentação o mais rápido possível

INSS: Veja como resolver pendências e enviar documentação o mais rápido possível
INSS: Veja como resolver pendências e enviar documentação o mais rápido possível

INSS: Veja como resolver pendências e enviar documentação o mais rápido possível. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar ontem os segurados que fizeram requerimento no qual conste algum tipo de exigência.

A exigência é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação.

Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível, para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

> Benefícios que aposentados e pensionistas do INSS podem receber esse ano

Reposta pelo aplicativo

De acordo com o órgão, a notificação é automática e vai aparecer no visor do smartphone para os requerentes que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho.

Também ontem, o INSS começou a entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências por meio de ligações da Central 135.

> INSS: começa em setembro a implantação automática de BPC/Loas concedido judicialmente

Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo). Nessa fase, cerca de 325 mil segurados deverão ser contatados por um atendente do instituto.

Assim, além da notificação pelo Meu INSS ou através da ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação necessária.

>Quais os melhores tipos de empréstimos para aposentados do INSS?

Como fazer o processo

  • Acesse o Meu INSS (aplicativo ou site) e escolha a opção ‘agendamentos/solicitações’ localize o processo e clique no desenho de lupa para ter o detalhamento do requerimento e siga para opção ‘cumprir exigência’
  • Se precisar incluir documento digitalizados ou fotografados, é só clicar em ‘anexar arquivo’
  • Cada documento só pode ter, no máximo, 5M. Então, para enviar basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo que você quer enviar.
  • Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o processo anterior. Assim que anexar tudo é só ‘confirmar’
  • É possível escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo ‘responda aqui’
  • Então, é só aguardar que o processo seja analisado novamente. Eles informam tudo por meio do e-mail, SMS ou pelo Meu INSS.

> INSS: 300 mil beneficiários podem receber atrasados até o fim do ano

Fonte: Jornal Extra

Comentários estão fechados.