Integração entre metrô e ônibus metropolitano é ampliada a partir de maio

Autor:

Publicada em


A integração entre o metrô de Salvador e as linhas de ônibus metropolitanas será ampliada a partir da segunda quinzena de maio, de acordo com informações publicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado (Sedur). Todas as linhas da Região metropolitana de Salvador (RMS) que trafegam pela BR-324 com destino à Estação da Lapa farão integração com o metrô nas estações Pirajá e Retiro.

A estação Pirajá passará a receber cinco linhas de ônibus metropolitanos. Na estação, os usuários que desejam seguir para Lapa, antigo destino final das linhas, farão a integração com o metrô, por onde seguirão viagem sem pagar uma nova tarifa. As cinco linhas terão como novo destino final a estação de ônibus do Aquidabã, de onde retornam para seus destinos de origem.

Confira as linhas:

803A2 Nova Dias D’ávila – Estação Aquidabã

861 Mata de São João – Estação Aquidabã

805A Madre de Deus – Estação Aquidabã

800A Camaçari – Estação Aquidabã

809 Candeias – Estação Aquidabã.

Após a integração na estação Pirajá, o itinerário destas cinco linhas será feita através da BR-324, seguindo pela Avenida Heitor Dias até a chegada no Terminal do Aquidabã.

Veja as 17 linhas que já estão integradas na tabela abaixo.

 

– Linhas Metropolitanas
Com ponto de parada exclusivo no Terminal Retiro:
868 – Simões Filho-Lapa
873 – Mapele-Lapa
875  – Areia Branca-Lapa
826  – Simões Filho-Lapa
869 – Simões Filho-Barra
826A – Góes Calmon
872 – Ilha de São João

– Linhas Urbanas
Com ponto de parada no Terminal Acesso Norte
1113- Pernambués-Lapa
1108- Resgate x Lapa
0919- Vale dos Rios/Stiep-Lapa

Com ponto de parada na Av. Barros Reis, próximo à Estação Retiro
322- Marechal Rondon-Lapa
1510- Valéria-Lapa
301- Alto do Peru-Barroquinha
0305- Bom Juá-Lapa

Com ponto de parada no Terminal Lapa
0136- Lapa-Chame-Chame
0137- Lapa-Barra Avenida/Barra
0138- Lapa-Garibaldi/Ondina

Para melhor aplicação do serviço, algumas linhas metropolitanas foram otimizadas pela Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia). Com isso, linhas que serviam a uma mesma região foram unidas sem prejuízo aos usuários.

Metrô – Ônibus urbanos – A integração entre ônibus urbanos e metrô começará na Estação Pirajá no dia 15 de maio. Atualmente 10 linhas de ônibus urbanos fazem integração com o metrô, nos terminais Acesso Norte, Lapa e Retiro. A integração pode ser feita na combinação ônibus-metrô-ônibus, ônibus-metrô ou metrô-ônibus. O intervalo para utilização do benefício é de duas horas.

Após a integração, os cartões do SalvadorCard e de acesso ao metrô serão integrados permitindo acesso tanto ao sistema metroviário quanto às linhas que estiverem integradas. Além disso, o metrô também passará a funcionar com horário estendido das 5h à meia-noite, todos os dias.