Internet gratuita para baianos e turistas no Pelourinho

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Dois dos mais importantes espaços turísticos do Centro Histórico de Salvador – o Terreiro de Jesus e o Largo do Pelourinho – contam com acesso gratuito a uma rede de internet sem fio. A conexão pode ser utilizada por turista ou baiano durante duas horas por dia. O serviço é mantido pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).
Com capacidade de 50 megabytes, a rede atende a 800 usuários simultaneamente. Iniciativa da Setur, o projeto foi executado em parceria com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Segurança Pública (SSP), além da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).
A internet grátis facilita o contato do turista com a família e os amigos, assim como propicia que as fotos da viagem sejam compartilhadas nas redes sociais. O paranaense Paulo Renato Carvalho e família foram atraídos pelo Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus, na última terça (2).
Mensagens

Depois de navegar por quatro dias no MSC Esplêndida, a família Carvalho desembarcou no Porto de Salvador e foi ao SAT, em busca de informações sobre redes disponíveis. No local, a família foi informada que a Setur oferece gratuitamente a rede ‘Bahia Todo Mundo Ama’.
 
Ao concluir a conexão, Paulo Renato constatou que, durante a permanência no navio, entre Santos (SP) e Salvador, recebeu aproximadamente 600 mensagens, via whatsapp. A esposa Letícia recebeu 150 mensagens, em quatro dias. O casal viaja acompanhado pelos filhos Rafael, 15 anos, e Gabriel, de 9.
No Largo do Pelourinho, o designer gráfico Lucas Pacheco, vindo de Florianópolis, também curtiu a internet livre. “Está funcionando bem”, comentou. “Assim, é mais fácil o envio de fotos, e a família fica tranquila, acompanhando o roteiro”. Para acessar a internet no Pelourinho, é necessário apenas conectar o dispositivo móvel à rede ‘Bahia Todo Mundo Ama’. Depois, é preciso curtir a fanpage oficial da Bahia (@turismobahia), no Facebook, e fazer check-in.