Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Jovens evangélicos de Simões Filho são vítimas de ‘fake news’ nas redes sociais e têm vidas em risco

Daniel William e Tiago da Silva foram vítimas de Fake News

O fenômeno das “Fake News” – as famosas notícias falsas que se espalham pelas redes sociais – continua gerando graves consequências na vida de muitas pessoas inocentes. Em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), os amigos Daniel William, de 20 anos e Tiago da Silva, de 20 anos, passaram a correr risco de vida no inicio de semana devido a boatos compartilhados por WhatsApp.

As vítimas tiveram fotos divulgadas junto com um texto e áudio dizendo que eles teriam roubado um carro e um celular de suposto motorista de Uber no Shopping da Bahia. A mensagem com a foto deles foi compartilhada em diversos grupos WhatsApp e Facebook na última segunda-feira (29/04). O áudio pedia que caso alguém os encontrassem na rua, deveria agredi-los.

Após amigos avisarem que estas informações estavam circulando na web, os jovens procuraram a 22ª Delegacia Territorial e registraram um boletim de ocorrência.

Nesta quinta-feira (02/01), Daniel e Tiago também procuraram a Delegacia de Crimes Virtuais em Salvador para descobrir os verdadeiros culpados. A Polícia Civil já procura os suspeitos e acredita que o crime foi intencional.

“Tenho medo da população mandar pegar eles e linchar. Daniel e Tiago são estudantes e gremistas do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, no qual estarão se formando nesse semestre, os dois trabalham como estagiário em empresas aqui do município e são evangélicos”, explicou dona Valdenice Santos, de 46 anos, mãe de de Daniel.

“É uma brincadeira de mal gosto e isso não pode acontecer. Isso muito grave”, completou ela.

As fakes news têm aumentado e são comuns na internet por causa da agilidade da propagação da notícia e da sensação de anonimato. O fenômeno tem ficado pior à medida em que mais pessoas ganham acesso à internet por meio das redes sociais.

Os divulgadores dos boatos como este acham que o suposto anonimato vai protegê-los. Mas não é bem assim, embora não seja tão fácil, atualmente já é possível encontrar os autores da postagem original, bem como aqueles que compartilham as informações falsas. É importante que se diga que nesse caso, a ofensa é majorada, ou seja, pode ter um aumento de pena. Pois as Fakes News atingem um número grande de pessoas. A vítima pode ter lesão física e também à reputação atingida.

Caso você passe por uma situação semelhante, a polícia recomenda que o ideal é que todo material seja salvo e apresentado na delegacia para comprovar a ofensa e o crime para que os culpados sejam encontrados.

LEIA MAIS: Prefeitura baiana abre Processo Seletivo com mais de 5 mil oportunidades

Comentários estão fechados.