Lábios Ressecados ? Saiba o que pode ser e o que você deve fazer

Foto:ilustrativa

Embora lábios ressecados não representem, a princípio, uma doença, pode ser bastante desconfortável e prejudicar a sua qualidade de vida.

>10 alimentos que combatem a depressão

No entanto, essa complicação pode ter origens diversas e ser, inclusive, um sintoma adjacente de outras complicações ou doenças. Abaixo, você irá descobrir o que pode ser, quais os tipos de tratamento disponíveis, além de opções de remédio caseiro.

>Beba o chá de flores de calêndula e desfrute dos seus benefícios

A pele que reveste os lábios é muito fina e, em decorrência de exposição constante ao frio, vento, sol e ar seco, torna-se propensa ao ressecamento. Dessa maneira, ter lábios ressecados e descascando é algo bastante comum. No entanto, é necessário estar atento à frequência, à forma como se manifesta e ao seu desenvolvimento.

>O suco de limão é uma boa fonte de vitamina C, ajuda a hidratar e desintoxicar o corpo.

Lábios ressecados: o que pode ser?

Os lábios não possuem glândulas sebáceas e, portanto, não podem produzir sua própria umidade. Isso quer dizer que eles não são capazes de se umectarem e hidratarem por conta própria, como outras partes do corpo.

>Aprenda estes 5 remédios caseiros com azeite de oliva

A falta de umidade nessa região pode piorar o problema, que pode ser acentuado pelo clima ou pela falta de cuidados específicos. Por isso, é necessário utilizar hidratantes específicos, pois, dessa maneira, eles ficam um pouco mais protegidos.

Uma das causas mais comuns que podem deixar os lábios ressecados e ardendo é a baixa umidade do ar, que é ainda mais comum nos meses de inverno ou em locais cuja vegetação é mais seca. A exposição frequente ao sol no verão também pode piorar a situação.

Além disso, outra possível causa para que os lábios fiquem ressecados é o hábito de passar a língua. Embora a saliva seja úmida, depois de seca, ela pode retirar ainda mais a umidade dos lábios, prejudicando o quadro e fazendo com que eles rachem ou descamem e, consequentemente, comprometa esteticamente a região.

Embora esses sejam os principais fatores, lábios ressecados ainda podem ser desencadeados quando há a administração de certos medicamentos, principalmente os que possuem vitamina A em suas composições, bem como retinoides, lítios e remédios quimioterápicos.

Ademais, pessoas desidratadas ou desnutridas são mais suscetíveis a terem lábios rachados.

Queilite é o nome que se dá ao seu quadro, que pode ser identificado a partir de quatro variedades.

Tipos de queilite

As principais manifestações de lábios ressecados podem ser diagnosticadas como queilite de contato, actínica, esfoliativa e angular. Os principais fatores determinantes que permitem distinguir cada uma estão relacionados à forma como elas se manifestam e se desenvolvem.

queilite de contato ocorre quando a região labial é exposta a certos agentes químicos ou ao clima demasiadamente seco, sol intenso frequente ou ventos constantes.

Veja mais