Lauro de Freitas decreta estado de alerta; ruas alagadas

 

(Foto: Divulgação/Defesa Civil)

A prefeitura da cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, decretou estado de alerta, nesta sábado (9), por causa da chuva que atinge a cidade desde a madrugada. O Rio Ipitanga transbordou e alagou diversos bairros da cidade. Em um deles, 80 famílias foram afetadas e perderam móveis e eletrodomésticos, segundo a Defesa Civil do município. Não há registro de feridos.

(Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Estão alagados os bairros Lagoa da Base, Chafariz, Lagoa dos Patos, Portão e Itinga. As ruas afetadas são a Sempre Verde, Boca da Mata, Chile, no bairro Caji, além da Avenida Brigadeiro Mário Espigal, no Centro.

Em Itinga, houve também deslizamento de terra na Rua Jardim Pouso Alegre e alagamento na Rua Jardim Jaraguá. De acordo com o responsável pela Defesa Civil da Cidade, David Santana, 50 funcionários dao órgão e da prefeitura estão trabalhando junto com homens do Corpo de Bombeiros para tentar minimizar os transtornos.

A prefeitura da cidade também cancelou eventos por causa do temporal. Um deles foi a ação de saúde que aconteceria na Escola Rotary de Quingoma, no bairro Guingoma de Fora.

Em caso de emergência, os moradores podem ligar para o telefone 199, da Defesa Civil, ou o 193, dos Bombeiros. O Disque Denúncia, que atende pelo número 153, também está em alerta para receber as solicitações dos moradores.

Salvador
A chuva que caiu durante a madrugada também causa transtornos em Salvador. O temporal derrubou árvores e provocou pontos de alagamento e lentidão no trânsito em vários pontos da cidade. Até as 11h30, a Defesa Civil de Salvador tinha recebido 53 solicitações de emergência. Não há registro de feridos.

Foram cinco alagamentos de imóvel, seis ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, seis ameaças de deslizamento de terra, uma queda de árvore, e uma avaliação de imóvel alagado. Também há resgistro de três desabamentos de muro, três desabamentos parciais, 24 deslizamentos de terra e três infiltrações.

Veja mais