Limpar porcelanato é fácil! Veja o que fazer para deixar o piso brilhando

O piso de porcelanato está dominando o mercado mundial da construção e conquistando cada vez mais adeptos. Indicado tanto para áreas internas quanto externas, o revestimento cerâmico é feito com materiais nobres de coloração uniforme e resistente – o que atrai muita gente. Mas na hora da limpeza é comum surgirem dúvidas de como mantê-lo brilhante e bem conservado. Se você está sofrendo com isso neste momento pode ficar calmo, porque nós separamos algumas dicas para você manter seu piso protegido:

O segredo está na primeira faxina

A primeira limpeza do porcelanato é muito importante. A faxina após a obra é crucial para facilitar a higienização futura, prevenindo manchas e ainda deixando o piso brilhoso. O recomendado é que ela seja feita no máximo 14 dias após a aplicação do rejunte.

Se você não sabe por onde começar a dica é ir varrendo a área com uma vassoura de cerdas macias para tirar os resíduos. Depois, passe uma esponja umedecida em água em todo o revestimento. Caso o porcelanato tenha sido marcado com respingos de tinta e essas manchas sejam mais difíceis de tirar não se desespere: basta usar um solvente para tintas. Só não se esqueça de, antes de aplicar, fazer o teste em pequenas áreas do piso para ter certeza que ele não vai estragar o porcelanato.

Como limpar o porcelanato diariamente

Limpar o porcelanato todos os dias não precisa virar uma dor de cabeça. O processo é bem simples, eficaz e vale para as superfícies polidas, foscas, estruturadas e esmaltadas. Para deixar tudo brilhando, use uma colher de detergente neutro diluído em cinco litros de água e esfregue tudo com panos macios. Outra dica ainda mais eficiente é usar um limpador para pisos próprio para porcelanato.

Já para tirar o excesso de sujeira é importante escolher uma vassoura de cerdas macias para não correr o risco de arranhar o piso. Caso você prefira usar o aspirador, escolha o bico que tem uma escova. Ao finalizar a faxina, passe um pano seco com álcool. Com isso, você evita a formação de manchas causadas pela água.

Produtos que não podem ser usados

Apesar de ser um piso simples de limpar e resistente, não pense que você pode jogar qualquer produto. A aplicação de substâncias químicas inadequadas pode ser estragar o seu porcelanato para sempre! Evite passar cera, água sanitária, sabão em pó e amoníaco. Cada um deles possui um propósito diferente, e nenhum é limpar porcelanato, pode ter certeza.

Adote novos hábitos na sua casa para proteger o piso

Seu piso de porcelanato precisa ser bem cuidado para garantir durabilidade. Por isso, alguns hábitos podem ser adotados no ambiente por você e pela sua família para protegê-los. Antes de mais nada, coloque feltro nos pés dos móveis. Dessa forma, você não corre o risco de arranhar a superfície. Caso aconteça um acidente e algum líquido seja derramado, limpe tudo imediatamente para evitar manchas. Inclusive, os tapetes na entrada da casa são mais importantes do que você imagina. Isso porque eles diminuem significativamente a quantidade de sujeira que vem da rua para a sua casa.

Como tirar as manchas do porcelanato

Apesar de todas as recomendações para proteger o porcelanato, você não está livre dos acidentes, principalmente se tem crianças em casa. Caso aconteça algo inesperado, não se desespere, porque sempre existe um truque para essas horas.

Para manchas de café, cerveja e vinho, por exemplo, passe um pouco de água sanitária. Se a marca for de graxa, use detergente alcalino e água quente. Para tinta de caneta, passe acetona. Mas não se esqueça: utilize esses produtos somente em casos de emergência. Como já mencionamos antes, eles não são recomendados para limpeza diária do porcelanato, e por isso seu uso, quando necessário, deve ser local. Uma dica interessante para marcas de sapatos no piso é esfregar uma borracha na superfície. Para os arranhões, esfregue a área afetada com uma bola de tênis ou outro material parecido que você tiver em casa.

Fonte:Casa Prática Qualita

Veja mais