Limpurb atua para retirar manchas de óleo nas praias de Pituaçu e Pedra do Sal

Autor: Redação

Publicada em


Agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador trabalham na manhã desta terça-feira (5/11)  na retirada de ‘pelotas de óleo’ que voltaram a aparecer na Praia de Pituaçu e na Pedra do Sal, em Itapuã.

Durante toda esta última segunda-feira (4/11),  a Limpurb recolheu 3,2 toneladas de petróleo das praias da capital baiana. Ao todo, a Prefeitura contabiliza a retirada de 125,8 toneladas desde o dia 10 de outubro, quando apareceram as primeiras manchas nas praias de Salvador.

SOBRE AS MANCHAS

As manchas de óleo começaram a chegar à Bahia em 3 de outubro, quase um mês após o início do problema em outras partes do país. Ao menos 26 cidades baianas já foram atingidas. O Governo do Estado decretou situação de emergência.

No sábado, a Marinha informou que pequenos fragmentos de óleo foram detectados em Abrolhos  berço de baleias-jubarte e de espécies raras de corais. Neste domingo, a visitação ao parque foi suspensa por três dias.

Desde o início da semana, quando praias de municípios próximos foram contaminadas, pescadores realizavam uma força-tarefa para impedir que o petróleo chegasse a essa região, porém a ação não evitou o problema.