Janeiro teve mais de 250 veículos roubados em Salvador e região

Autor:

Publicada em


Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) registrou o roubo de 259 veículos em Salvador e Região Metropolitana (RMS). Em Simões Filho, 07 veículos entre carros e motos foram roubados. Já em Camaçari, 30 veículos foram roubados. O levantamento aponta ainda um total de 58 veículos roubados só na RMS (exceto a capital) nos 31 dias do primeiro mês de 2016, o que dá mais de um roubo por dia.

Um dado que chama a atenção é a violência sofrida pelas vítimas em alguns desses crimes, já que vários deles foram através de assaltos à mão armada. Essa situação pode causar diversos tipos de trauma. De acordo com a psicóloga Cornélia Rossi, presidente da Associação Brasileira do Trauma, as consequências podem vir a curto, médio e longo prazo. “Na hora, cada um reage de um jeito. Tem gente que fica nervosa, desmaia, fica sem reação, não consegue falar ou fica tremendo”, diz.

Cornélia afirma que até três dias depois do incidente, a pessoa ainda pode sofrer com o trauma. “É comum que as pessoas fiquem mais assustadas, olhando para todos os lados, sem conseguir dormir, com a sensação de perseguição e instabilidade de humor”, completa. Se depois de quatro dias os sintomas não diminuírem, é necessário procurar ajuda psicológica.

Diante de um número tão alto de roubos em um período tão curto, a perspectiva para os próximos 11 meses é, no mínimo, preocupante.