Marca italiana Natuzzi passa a produzir linha de móveis exclusivos em Simões Filho

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


A marca italiana Natuzzi resolveu escrever um novo capítulo na sua história com o Brasil. A partir de agora, a unidade fabril de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), será a única em todo o mundo a fabricar a linha de móveis premium, Natuzzi Italia. Segundo Raul Folleti, diretor financeiro da marca, esta é a primeira vez no mundo que produtos feitos exclusivamente na Itália passam a ser produzidos fora do país de origem. “Isso é uma vitória enorme para nós porque significa vender os mesmos produtos a 35/40% a menos. O sofá que você acha na Itália, agora você acha aqui também. Tem a mesma receita, o mesmo código. Está no sistema mundial”, afirma.

Nesta segunda-feira (13/02), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, visitou a 9ª edição do Congresso Natuzzi no Brasil que acontece na sua unidade fabril em Simões Filho até a próxima sexta-feira. Wagner, que foi recepcionado por Ottavio Milano, diretor presidente da marca na América do Sul, conheceu de perto a linha Italia que passou a ser produzida em Simões Filho. Na oportunidade também visitou a linha de produção que funciona no mesmo local.

De acordo com Milano, a fábrica baiana que já produz a linha Natuzzi Editions cresceu 45% nos últimos dois anos enquanto a área de móveis caiu 30%. “Treinamos funcionários para trabalhar com software italiano. Os desenhos e projetos dos nossos sofás são italianos, a ficha técnica é italiana. É um pedaço da Itália que está aqui. É um orgulho dizer que o projeto é italiano, o estilo é italiano, a firma é italiana, mas a mão de obra é brasileira”, diz.

“Fico muito feliz em saber disso. Eu costumo dizer que a melhor qualidade baiana é a nossa mão de obra”, afirma o secretário Wagner que completa dizendo: “A Natuzzi é patrimônio para Bahia. As empresas são símbolo do que um país consegue fazer”, afirma.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SIMÕES FILHO

Histórico

Milano, presidente da marca na América do Sul, afirma que a Natuzzi no Brasil passou por uma mudança de conceito. Até 2014 a marca tinha como estratégia focar na grande distribuição de sofás e poltronas com um valor agregado muito baixo, entretanto em 2015 mudou de estratégia e diminuiu a quantidade de produtos produzidos e aumentou o valor agregado.

“Em 2015, conseguimos produzir R$ 52 milhões com o mesmo número de funcionários que precisávamos em 2011 para produzir R$ 8 milhões. No último trimestre de 2016, contratamos aproximadamente 30 novos funcionários de produção e ampliamos o setor de varejo com a contratação de 2 arquitetas, e o setor de marketing com a contratação de uma assessora”, afirma.

Hoje a unidade baiana tem 218 funcionários e além de atender o mercado brasileiro voltou a exportar para a América do Sul há dois anos. A marca conta com 21 lojas exclusivas da marca e até o final de 2017 planejam alcançar 38 somente da linha Natuzzi Editions no Brasil e pelo menos uma loja em mais quatro países, Paraguai, Argentina, Colômbia e Uruguai. Além disso, a expectativa é terminar o ano com quatro a sete da linha Natuzzi Italia.

A primeira loja Natuzzi Italia no Brasil foi aberta em dezembro passado, em São Paulo, na Avenida Gabriel Monteiro da Silva, uma das avenidas mais luxuosas de móveis de toda a América do Sul. Atém março serão abertas mais duas unidades, uma em Brasília e outra em Curitiba.