MBL Simões Filho faz campanha e visita torres famosas por serem palco de várias tentativas de suicídio.

Autor: Redação

Publicada em


O Movimento Brasil Livre (MBL) em Simões Filho realizou no final de 2018 uma “Caminhada Pela Vida”, uma iniciativa que reuniu jovens de diversas localidades com o objetivo de afixar cartazes motivacionais para pessoas em estado de depressão desistirem de cometerem suicídio.

Na oportunidade, os jovens estiveram em pontos altos da cidade, como as duas torres de telefonia localizadas no bairro de Simões Filho 1, famosas por serem palco de várias tentativas de suicídio.

Ao chegarem nas torres o grupo fixou cartazes com mensagens como: “Por mais sóbria que venha a se tornar a sua estrada, não pare de caminhar, só assim chegará a luz. Ligue 188”.

Murilo Silva, coordenador do MBL Simões Filho, afirma que “a ação acontece não no sentido de impedir, porque um cartaz não pode impedir ninguém tentar contra a própria vida, mas pelo menos desmotivar a pessoa que vá subir lá para tentar cometer um suicídio”.

Casos de suicídio no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou, em setembro deste ano, novos dados sobre os casos de suicídio no Brasil em uma iniciativa para reunir maiores informações para que seja possível ampliar os projetos de valorização da vida e de discussão sobre saúde mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de reduzir em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020.

No Brasil, os números são preocupantes: de 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio — em 2016, a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes. Para realizar projetos de prevenção, o Ministério da Saúde afirmou que ampliará as Redes de Atenção  Psicossocial (RAPS) em cidades onde há alto índice de suicídio.

O Ministério também anunciou que dará apoio ao Centro de Valorização da Vida (CVV): em 2017, 2 milhões de pessoas ligaram de maneira gratuita para o número 188, que oferece apoio emocional e de prevenção do suicídio. O serviço opera 24 horas e também está disponível por e-mail e chat.