MEC oferece 122 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação a distância

MEC oferece 122 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação a distância

MEC oferece 122 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação a distância.

Mais oportunidades de se qualificar para o mercado de trabalho, sem sair de casa. O Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação, que incentiva o empreendedorismo e o estudo tecnológico no País, deve lançar até o fim deste mês 122 mil vagas de cursos de qualificação profissional a distância. Todas gratuitas.

Um investimento R$ 60 milhões, fora a infraestrutura cedida pelos institutos e escolas técnicas vinculadas às universidades federais e instituições das redes estaduais, distrital e municipais.

>Quais são os cursos que o Pronatec e Senai oferecem gratuitamente

Ensino a distância
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Ensino a Distância vem sendo uma alternativa a muitos brasileiros que querem continuar seus estudos. E estudar longe de casa exige dedicação. A doutora em educação e professora de EaD Simone Lavorato ressaltou que o certificado de um curso a distância tem o mesmo valor de um certificado de curso presencial.

“Não pode haver distinção dizendo se o curso é na modalidade presencial ou a distância. Então, ele tem o mesmo valor, as mesmas garantias. E a gente percebe uma grande melhoria nesses processos educacionais a distância. A educação a distância é um modelo de transformação educacional, sem volta.”

>SESI oferece 2.000 vagas para cursos gratuitos a distância (EaD)

Segundo ela, a modalidade a distância tem ganhado força com a grande evolução da tecnologia. “O objetivo da EAD é interiorizar a educação. É levar a educação ao maior número de pessoas possíveis. As pessoas que não tem acesso às condições tradicionais de educação acabam encontrando, nessa modalidade, uma oportunidade de estudar”, disse.

>11 cursos online gratuitos para você se capacitar sem sair de casa!

Áreas dos cursos
As vagas dos cursos online serão liberadas aos poucos, assim que os acordos forem sendo firmados com as instituições parceiras. As novas oportunidades abrangem diversas áreas, como ciências agrárias, tecnologia da informação, meio ambiente, fotografia, línguas e empreendedorismo. Veja a lista de cursos abaixo.

Há vagas em cursos de: agentes comunitários, assistente administrativo, comprador de moda, auxiliar pedagógico, operador de computador, Inglês Básico, maquiador, Inglês intermediário, auxiliar pedagógico, assistente financeiro, assistente de recursos humanos, promotor de vendas, vendedor, recepcionista, programador web, comprador de moda, agente de combate endemias, entre outros. A carga horária varia de acordo com a oferta.

>Pronatec abre 6 mil vagas de cursos gratuitos a distancia: saiba como se inscrever

Como se inscrever?
Confira aqui onde já tem vaga e o curso. O Programa Novos Caminhos foi lançado no ano passado. Até 2023, a meta é ampliar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos, alcançando 3,4 milhões de matrículas.