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Meu INSS: Atestado médico já pode ser enviado pela internet para liberar benefício

Meu INSS: Atestado médico já pode ser enviado pela internet para liberar benefício
Meu INSS: Atestado médico já pode ser enviado pela internet para liberar benefício

Meu INSS: Atestado médico já pode ser enviado pela internet para liberar benefício. Veja passo a passo de como fazer.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibilizou a ferramenta que permite o envio de atestado médico pelo aplicativo do Meu INSS, para recebimento da antecipação do auxílio-doença. Esse procedimento irá substituir, temporariamente, a perícia médica, que está suspensa em razão das medidas de afastamento social adotadas para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

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De acordo com portaria publicada no último dia 7, o segurado que pedir o auxílio-doença enquanto perdurar o regime de plantão reduzido de atendimento nas agências da Previdência Social poderá enviar o atestado médico que comprove a impossibilidade para o trabalho.

O documento precisa estar legível e sem rasuras, conter a assinatura do médico e carimbo de identificação, com registro do conselho de classe, além de conter a descrição da doença e o prazo sugerido para o afastamento.

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Se o segurado cumprir as exigências para concessão do auxílio-doença, ele receberá o valor de um salário mínimo mensal (R$ 1.045), durante até três meses, como antecipação do benefício.

Quando finalmente o auxílio-doença for concedido, seu valor será devido a partir da data de início do benefício (data do requerimento), deduzindo-se as antecipações já feitas.

Confira o passo a passo para envio do atestado médico

1) Acesse o Meu INSS (gov.br/meuinss) ou use o aplicativo para celular) e selecione a opção “Agendar Perícia”.

2) Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”.

3) Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.

4) Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”.

5) Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento, conforme mostrado na figura abaixo.

6) Na tela que se abre, clique em “Anexar”.

7) Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.

8) Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”.

OBS: Essa será a agência onde o benefício será mantido. O INSS ressalta que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente.

9) Marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.

10) Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.

Fonte: Extra

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