Ministério Público pode banir Whatsapp do Brasil

Autor: As informações são do site TecMundo.

Publicada em


Se o fato do Whatsapp ficar bloqueado por algumas horas já torna a situação preocupante para muitos usuários, imagine se ele for banido no Brasil. Parece brincadeira, mas isso pode acontecer.

De acordo com uma nota publicada pelo Ministério Público Federal, se os responsáveis pelo aplicativo de mensagens instantâneas não cumprirem as exigências do órgão, ele pode ser considerado “inadequado para o Brasil”.

Nesta semana, o Facebook, dono do Whatsapp, teve contas congeladas por não entregar dados de mensagens a Justiça, o que gerou a possibilidade de um novo bloqueio temporário do aplicativo.

O que acontece é que a justiça vem pedindo que as empresas responsáveis pelas redes sociais colaborem com investigações, quebrando sigilo de conversas. O Facebook/Whatsapp, por sua vez, está negando a ajuda.

De acordo com o Ministério Público, a não colaboração do aplicativo fere o Marco Civil da Internet. Por esse motivo, algumas medidas precisam ser tomadas.

Por disputas frequentes com o aplicativo, o MPF, apoiado por outros ministérios públicos estaduais, deixou claro na nota que o Whatsapp pode voltar a ser bloqueado ou até banido no país, se nada mudar.

O Whatsapp alega que as conversas são criptografadas, ou seja, somente os próprios usuários têm acesso. Por esse motivo, as mensagens não podem ser fornecidas.

Confira a nota na íntegra.